Você sabe quais são os cuidados com a pele antes e após o uso da maquiagem? Sabia que existem produtos específicos para limpar a pele apenas depois do uso de maquiagem? Tudo isso para diminuir a oleosidade, acnes e outros malefícios em nossa pele? Pois é!

Se você é do tipo que se preocupa com a saúde da sua pele, precisa conhecer todas as nossas dicas de hoje. Acompanhe a seguir e fique por dentro do assunto.

Para ler mais tarde: Hidratação com Ovo – Como fazer, Benefícios para Pele e Cabelo

Cuidados com a pele antes e após o uso da maquiagem

Os cuidados com a pele antes e após o uso da maquiagem precisam caminhar em conjunto. Isto é, de nada adiantará você limpar super bem a sua pele, depois da maquiagem, se você não cuida dela no dia a dia.

Isso porque a pele que não recebe os cuidados essenciais, todos os dias, tenderá a ter muito mais acne. Além disso, quando você aplicar uma maquiagem sobre uma pele não cuidada, o aspecto não será tão bonito.

Por isso, cuidado para não correr “atrás do prejuízo” apenas quando estiver prestes a fazer uma maquiagem elaborada para algum evento, ok? Mas sim, tenha ciência de que é preciso criar uma rotina saudável de cuidados, para assim ter uma pele sempre bonita.

cuidados com a pele antes e após o uso da maquiagem
Mulher na frente do espelho cuidando da sua pele. Foto: Frepik

Leia também: Maquiagem de sereia: Tutorial, fotos e truques

Cuidados com a pele antes do uso da maquiagem

Antes de usar a maquiagem, é preciso seguir uma espécie de “ritual” de cuidados com a pele. Além disso, esse ritual também pode acontecer todos os dias, com excessão do uso de primer e esfoliação. Acompanhe abaixo todas as dicas:

  • Pele antes e após o uso da maquiagem – Use um gel de limpeza

Os cuidados com a pele antes e após o uso da maquiagem requerem uma limpeza profunda, para que você remova a oleosidade, sujidades e até mesmo a poluição que recai sobre a pele.

Por isso, antes de qualquer coisa, utilize um bom gel de limpeza para lavar a sua pele. Assim, umedeça-a com água morna e aplique uma pequena quantidade de gel no seu rosto. Além disso, faça movimentos circulares, em toda a pele, por pelo menos um minuto.

Quando o gel de limpeza atingir a consistência de espuma, você poderá enxaguar abundantemente. Lembre-se de remover todos os resíduos, ok?

cuidados com a pele antes e após o uso da maquiagem
Mulher lavando o rosto com gel. Foto: Freepik

Leia mais: Cuidados com a pele Negra: Dicas de Limpeza e Maquiagem

  • Pele antes e após o uso da maquiagem – Faça esfoliação ou use argila

Depois de fazer a sua limpeza da pele, é preciso avançar para um passo mais profundo. Aqui, você fará uma esfoliação ou usará a argila. Você pode fazer essa limpeza profunda de uma a duas vezes por semana, e sempre antes de uma maquiagem muito elaborada e pesada.

Desse modo, escolha qual opção mais lhe agrada, ou então, utilize as duas possibilidades, sendo uma em um dia, e outra, pelo menos, 3 dias depois. Aplique na pele e limpe-a profundamente, sempre seguindo as instruções do fabricante do produto.

Veja também: Como fazer limpeza de pele em casa

cuidados com a pele antes e após o uso da maquiagem
Mulher sorrindo com argila rosa no rosto. Foto: Freepik
  • Pele antes e após o uso da maquiagem – Aplique hidratante específico para o rosto e para a área dos olhos

Logo após a sua esfoliação ou aplicação de argila, a sua pele ficará mais sensível e exposta. Isso porque você terá removido as células mortas, além de ter aberto os poros e deixado a pele mais suave. Sendo assim, é preciso aplicar algo para selar a pele novamente, além de hidratá-la.

Aqui você deverá investir em um hidratante específico para o seu rosto. Se você tem pele oleosa, compre um para tal. Além disso, lembre-se que a área dos olhos requer um cuidado mais específico e especial. E por conta disso você deve investir em um creme para a região.

Estes cremes para a área dos olhos normalmente diminuem o inchaço e a aparência das olheiras. Além de melhorar o aspecto da pele, diminuindo os sinais da idade. O que, com o tempo, acaba minimizando as linhas de expressão que ficam marcadinhas com a maquiagem.

Leia mais: Como remover Manchas na Pele

cuidados com a pele antes e após o uso da maquiagem
Mulher na frente do espelho aplicando hidratante no rosto. Foto: Freepik
  • Pele antes e após o uso da maquiagem – Lembre-se de usar o primer

Com toda uma “pré-preparação” para a sua maquiagem, é hora de começar a usar os produtos certos. Para isso, você deverá aplicar o primer, antes de qualquer coisa.

Mas, você sabe para quê serve o primer? Pois bem, ele é um produto responsável por criar uma espécie de “película” sobre a sua pele. Dessa maneira, ele protege os seus poros, para que eles não absorvam tanto a maquiagem.

Além disso, é o primer que melhorará o aspecto da pele, deixando-a mais preparada para o recebimento da maquiagem. Tudo isso garantindo uma melhor fixação dos produtos.

Veja também: Como Fazer Maquiagem Simples – Saiba Como Começar

  • Pele antes e após o uso da maquiagem – Escolha maquiagens de qualidade

Por fim, lembre-se que é preciso escolher maquiagens que sejam de qualidade.

Atualmente existem muitas marcas que apresentam “maquiagens inteligentes”, isto é, que não tem apenas o objetivo de “pintar” a pele. Mas sim, que são hidratantes, com fator de proteção solar, enfim.

Por isso, escolha sempre opções que além de cobrir a pele suavemente, ainda a tratem ao longo de todo o dia. Assim, seu rosto ficará com um aspecto mais jovial, bonito e saudável.

cuidados com a pele antes e após o uso da maquiagem
Mulher aplicando maquiagem no rosto. Foto: Freepik

Veja mais: Tudo sobre Alergia a Maquiagem

Cuidados com a pele após o uso da maquiagem

Entender tudo que se envolve com os cuidados com a pele antes e após o uso da maquiagem é a chave para ter um rosto sempre jovem e bonito. Agora, vamos aprender sobre como você deve cuidar do seu tecido cutâneo depois de aplicar a sua maquiagem favorita:

  • Use o demaquilante

O demaquilante é muito importante, e deve ser utilizado antes de qualquer coisa. Dessa maneira, invista em um produto de qualidade, para que você remova a maior parte da maquiagem, sempre usando discos de algodão.

Estes produtos tendem a ser preparados de uma maneira que não prejudica a pele, deixando-a livre da maquiagem, mas sem arder os olhos, por exemplo.

Leia também: Maquiagem para Loiras: Dicas, Fotos e Tutorial

  • Lave novamente com gel de limpeza

Depois de tirar toda a maquiagem com o demaquilante, você deverá aplicar novamente o seu gel de limpeza. Antes, enxágue a pele para retirar o restinho de demaquilante, e com ela úmida aplique o gel e massageie. Quando formar a espuminha, enxágue abundantemente e seque com delicadeza. Dessa forma você sempre estará cuidando da pele antes e após o uso da maquiagem.

cuidados com a pele antes e após o uso da maquiagem
Mulher lavando o rosto com gel de limpeza. Foto: Freepik
  • Aplique vitamina C

Depois que a pele estiver limpinha e seca, aplique serum de vitamina C. Ele irá nutrir profundamente a pele, além de aumentar a sua capacidade de recuperação e cicatrização. Tudo isso ainda deixando o tecido cutâneo muito mais macio e suave ao toque.

Você poderá gostar também de: Receitas caseiras para todos os tipos de pele

  • Utilize hidratante noturno e creme para área dos olhos

Por fim, lembre-se de novamente hidratar o seu rosto de uma maneira consistente. Para isso, utilize creme hidratante noturno para o seu tipo de pele, e outro para área dos olhos. Aplique com leves batidinhas, sempre puxando a pele para cima.

Isso porque, ao puxá-la, você estará estimulando a firmeza da mesma. Além de que o produto penetrará mais profundamente nos seus poros, trazendo ainda mais resultados positivos para o seu cuidado com a pele antes e após o uso da maquiagem

cuidados com a pele antes e após o uso da maquiagem
Mulher aplicando creme na área dos olhos. Foto: Freepik

Dicas extras

Agora que você já conheceu quais são os cuidados com a pele antes e após o uso da maquiagem, é hora de se atentar para todas as dicas extras que trouxemos especialmente para te ajudar a ter uma pele ainda mais linda!

Leia mais sobre o assunto: Maquiagem estraga? Cuide da saúde da sua pele

  • Use máscaras regularmente

Além dos cuidados com a pele antes e após o uso da maquiagem, lembre-se que é muito importante que você utilize máscaras hidratantes e de limpeza de uma maneira regular. Pois como já mencionamos no decorrer deste artigo, de nada adianta você querer correr atrás do prejuízo apenas poucos dias antes de fazer uma maquiagem elaborada.

Mas sim, é preciso manter uma rotina de cuidados que seja eficiente e de qualidade, deixando a pele sempre bem tratada. Para isso, utilize máscaras de hidratação e de limpeza pelo menos uma vez por semana, cada uma delas. Sempre adquirindo produtos de qualidade e condizentes com o seu tipo de pele.

cuidados com a pele antes e após o uso da maquiagem
Mulher relaxando com argila verde no rosto. Foto: Freepik
  • Nunca durma de maquiagem

Sabemos que essa dica já está “batida”, porém, muitas mulheres ainda caem na tentação de dormir de maquiagem. E isso pode ser extremamente prejudicial para a saúde da sua pele!

Afinal, a maquiagem, querendo ou não, pode obstruir os nossos poros. E por conta disso, acaba causando um acúmulo de sujeiras e oleosidade, que dão origem à acne, por exemplo.

Dessa maneira, procure sempre retirar a sua maquiagem assim que não precisa mais dele no seu rosto. A sua pele agradece! E apostamos que a sua autoestima também.

Saiba mais: Veja como remover maquiagem noturna rapidamente!

  • Use produtos específicos para o seu tipo de pele

Esta também é outra dica de com cuidar da pele antes e após o uso da maquiagem dita com frequência, porém, muita gente acaba deixando-a de lado. Mas, é importante que você sempre use produtos específicos para o seu tipo de pele. Caso contrário, o tratamento poderá ocasionar efeito rebote, deixando o seu rosto ou muito ressecado, ou muito oleoso.

Vale até mesmo a avaliação de um dermatologista, para que você adquira os produtos coerentes com o que sua pele necessita de fato.

cuidados com a pele antes e após o uso da maquiagem
Cuidados com a pele antes e após o uso da maquiagem: Mulher aplicando hidratante no rosto. Foto: Freepik
  • Alimente-se e hidrate-se bem

Os cuidados com a pele antes e após o uso da maquiagem vão além dos produtos que você usa. Pois uma coisa é fato: De nada adianta você gastar com os cosméticos mais caros do mundo, se você não cuida da sua pele de dentro para fora. Por isso, procure sempre investir em uma dieta que seja mais balanceada, além de beber pelo menos 2 litros de água por dia.

Assim você garantirá mais nutrição, saúde, vitalidade e poder para cicatrizações rápidas e efetivas.

Leia mais: Mitos sobre os cuidados com a pele

  • Cuide da pele diariamente

Por fim, lembre-se que assim como os cuidados com a pele antes e após o uso da maquiagem precisam acontecer, os cuidados diários são de suma importância. Mantenha, pelo menos, uma rotina de limpar e hidratar a pele de manhã e antes de dormir. Apenas com esse cuidado simples, você já conseguirá ter uma pele muito mais bonita e saudável.

Além disso, com o passar do tempo irá usufruir de um rosto com menos propensão às marcas e linhas de expressão, elevando a sua autoestima por isso é importante ter cuidados com a pele antes e após o uso da maquiagem

Seguindo todas as dicas que trouxemos hoje, certamente os seus cuidados com a pele antes e após o uso da maquiagem trarão resultados incríveis. E se você tem alguma dica diferente, não se esqueça de deixar o seu comentário aqui abaixo, ok? Vamos adorar saber mais sobre os seus cuidados diários com a pele!

Veja mais sobre cuidados com a pele: Saiba como cuidar da pele especialmente no verão

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui