Você sabia que existem alguns alimentos para evitar durante a gravidez e assim garantir que o seu bebê se desenvolva ainda mais saudável? Pois é! Apesar de não serem extremamente proibidos, alguns alimentos podem apresentar alguns efeitos no seu corpo e no desenvolvimento do bebê, por mais sutil que seja.

Por conta disso, é muito importante garantir uma alimentação equilibrada e que considere estes fatores, para assim ter uma gravidez ainda mais saudável. Acompanhe este nosso texto e entenda.

Alimentos para evitar durante a gravidez
Mulher grávida comendo salada. Foto: Freepik

Para ler mais tarde: Calça Jeans Para Gestante: Considerações Importantes

Alimentos para evitar durante a gravidez

Abaixo listamos alguns alimentos para evitar durante a gravidez e assim garantir que bactérias nocivas não cheguem no seu bebê. Além disso, você também evitará que estes tipos de alimentos impactem, por exemplo, na sua imunidade. Dessa maneira, terá uma gravidez muito mais equilibrada e saudável.

Leites e lácteos não pasteurizados

Leites, queijos e lácteos de maneira geral que não sejam pasteurizados apresentam a chamada Listeria. Esta bactéria, em adultos desenvolvidos e saudáveis, não causa efeitos colaterais, porém, no caso de fetos e recém nascidos, ela pode ser muito nociva.

Há, inclusive, apontamentos que relatam que a mesma pode provocar aborto espontâneo, parto prematuro e inclusive envenenamento do sangue. Por essa razão, a mulher grávida deve sempre se certificar que o lácteo que ela consome é pasteurizado.

Frutas e vegetais sem higienização adequada

As frutas e vegetais que não são bem preparados podem, por sua vez, transmitir a toxoplasmose. Esta doença, assim como a bactéria listeria, pode ser muito prejudicial para a saúde do bebê. Por essa razão, sempre antes de preparar as suas saladas, certifique-se de lavá-las adequadamente, e com paciência, para evitar complicações.

Leia também: Ter Filho Sozinha – Como Lidar Com a Situação?

Alimentos para evitar durante a gravidez
Mulher grávida sentada alimentando-se. Foto: Freepik

Amendoim

Consumir amendoim durante a gravidez pode ocasionar casos de alergia ao mesmo. Isso porque ele possui um tipo de mofo que é capaz de desencadear este tipo de efeito na saúde do seu feto.

Peixes com altas taxas de mercúrio

Existem alguns peixes que apresentam altas taxas de mercúrio. Dentre eles, temos o tubarão, Marlin, atum, laranja e peixe-espada. Estes devem ser evitados pois o mercúrio é capaz de causar danos neurológicos no bebê, sendo até irreversíveis. Portanto, observe bem os peixes que você está ingerindo, e nunca ingira peixe cru, ok?

Ovos crus

E por falar em peixe cru, os ovos não preparados adequadamente também podem ser prejudiciais. Isso porque eles apresentam uma bactéria chamada Salmonela e esta, por sua vez, pode desencadear efeitos nocivos na saúde do bebê. Portanto, evite saladas e maioneses que sejam preparadas à base de ovo cru.

Alimentos para evitar durante a gravidez
Mulher grávida se alimentando. Foto: Freepik

Bebidas alcoólicas

Não é novidade que bebida alcoólica deve ser descartada durante uma gravidez, não é mesmo? Portanto, evite a mesma e garanta a saúde física e neurológica do bebê que se desenvolve em seu útero.

Os efeitos do álcool no bebê podem ser extremamente agressivos e severos, e ainda não há nenhum tipo de estudo que seja capaz de apontar uma quantidade que possa, de algum modo, ser “segura”. Por essa razão, as mulheres grávidas jamais devem consumir álcool, pois os efeitos podem ser muito marcantes e irreversíveis.

Veja também: Como se preparar para uma gravidez

Canela

Por fim, a canela também é um dos alimentos para evitar durante a gravidez. Isso porque a mesma pode provocar o aborto espontâneo, e, portanto, ocasionar efeitos severos não somente na saúde física da mãe, quanto mental também.

Alimentos para evitar durante a gravidez
Mulher grávida segurando vasilha com salada. Foto: Freepik

Cuide-se!

Além de conhecer os alimentos para evitar durante a gravidez, é preciso investir também em uma dieta que seja saudável e balanceada, para assim garantir que mãe e bebê tenham um dia a dia equilibrado e tranquilo. Além disso, apenas com uma alimentação adequada você poderá passar todos os nutrientes necessários para o bebê.

A sua imunidade também depende disso, e sabemos que mamãe doente, dependendo das circunstâncias, pode ser arriscado pra uma gravidez. Por isso, cuide-se e ame-se! Assim certamente você terá uma gravidez tranquila e feliz. Se houver qualquer dúvida sobre o assunto, não hesite em questionar o seu médico ou nutricionista, ok?

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui