Queda de cabelo no pós parto: Como prevenir e tratar

queda de cabelo no pós parto é a realidade na vida de muitas mulheres. Na verdade, é mais provável que a mulher tenha a queda de cabelo depois de dar a luz ao bebê, do que não acontecer. Por conta disso, é encarado como um problema extremamente comum e normal.

Entretanto, isso não quer dizer que não existam medidas e cuidados que possam amenizar os efeitos desta queda capilar. Para entender as causas e formas de evitar e tratar, acompanhe este texto e fique por dentro.

queda de cabelo no pós parto
Grávida comendo uma maçã. Foto: Freepik

Queda de cabelo no pós parto: Como prevenir e tratar

É possível prevenir e tratar a queda de cabelo no pós parto com medidas bastantes simples. Entretanto, se você se deparar com o problema, é preciso um pouco de paciência e compreensão. Pois a gente sabe que não é nada agradável perceber os fios caindo aos montes, mas, entender que isso pode acontecer é um bom caminho para não se frustrar.

E mais do que isso, é preciso entender que além de acontecer, esse problema também é passageiro. Assim, em pouco tempo você já notará que seu organismo está reequilibrado e tudo voltará ao normal. Enquanto isso não acontece, você pode entender as causas e possíveis medidas para tratar em casa.

Leia também: Dicas de Como Cuidar do Cabelo Cacheado

O que causa a queda de cabelo no pós parto?

Quando uma mulher engravida, o corpo precisa se preparar para que o desenvolvimento do bebê aconteça da melhor forma possível. Com isso, passamos a sentir muitas mudanças, efeitos e os nossos hormônios trabalham constantemente e aceleradamente. Isso impacta em muitas funções do nosso organismo.

Do mesmo modo, no pós parto a mulher terá que, novamente, voltar ao “estado normal”. Para isso, lá estará nosso organismo trabalhando ferozmente para restabelecer tudo novamente. Além disso, haverá ainda as oscilações hormonais para promover o leite materno, por exemplo.

  Tenha um Sorriso Saudável

Como consequência, alguns pontos do corpo poderão notar algumas alterações de modo negativo. É o que acontece com os nossos cabelos. A alteração hormonal pode provocar a queda dos fios, causando essa tremenda “dor de cabeça” para as mulheres.

Mãe com a filha no colo. Foto: Freepik

Para ler mais tarde: Teste de gravidez é totalmente preciso?

É justamente por isso que a queda de cabelo no pós parto é encarado como algo extremamente normal. Trata-se apenas de um reflexo de que o corpo da mulher está com os hormônios a flor da pele, devido à gravidez. Portanto, não há com o que se preocupar.

Porém, da mesma maneira você poderá apostar em medidas para diminuir os impactos da queda. Abaixo vamos lhe explicar.

Como prevenir e tratar?

Na realidade, a base para a prevenção da queda de cabelo no pós parto é manter uma vida saudável, com alimentação equilibrada e exercícios regulares. Além disso, é preciso atentar-se para o sono adequado, a diminuição do estresse e hábitos saudáveis que mantenham o equilíbrio da mente e do corpo.

Porém, tudo isso pode não ser garantia de que os fios não caiam após o parto. Afinal, como mencionamos acima, esta queda está atrelada com a oscilação hormonal. Portanto, existem medidas que podem diminuir os impactos da oscilação. Abaixo você saberá como tratar o problema:

1- Alimentação nutritiva

Uma alimentação nutritiva é a base do equilíbrio da nossa saúde como um todo. Porém, especialmente nos casos de queda de cabelo no pós parto, é preciso dar atenção a algumas vitaminas, minerais e nutrientes em geral, para restabelecer o crescimento dos fios.

Para tanto, lembre-se de sempre incluir as seguintes opções nos seus cardápios diários:

  • Proteínas: Você pode encontrar em carnes, ovos, leites, iogurtes, queijos, etc.
  • Vitamina A: Esta você encontra no espinafre e na cenoura crua.
  • Zinco: A castanha do pará é uma ótima opção e fonte de zinco.
  • Ferro: A beterraba, o espinafre, feijão e salsinha são ricos em ferro. Porém, lembre-se de unir este consumo com vitamina C (laranja, limão, tangerina, etc), para que o corpo absorva de fato o ferro.
  Produtos de cabelo para colocar na mala nesse final de ano
Mulher analisando as pontas do cabelo. Foto: Freepik

Leia mais: Cardápio semanal: Como caprichar na alimentação de forma prática

2- Apostar em produtos para queda de cabelo

Não adianta tentar disfarçar a queda capilar ignorando os cuidados mais básicos. É preciso sim tomar medidas que auxiliem no tratamento, como o uso de produtos específicos para sanar este tipo de problema.

Dessa maneira, invista em shampoos e linha completa de produtos capilares que possam tratar a queda dos fios. Vale apostar em tônicos, ampolas, óleos e receitinhas caseiras, inclusive, para impulsionar o crescimento.

3- Diminuir as lavagens

Outra ótima estratégia para diminuir a queda de cabelo intensa é diminuindo a quantidade de vezes que você lava os cabelos todas as semanas. Para isso, você pode deixar os fios sem lavar por dois dias, ou o máximo que você conseguir.

queda de cabelo no pós parto
Mulher com as mãos na cabeça por conta do cabelo danificado. Foto: Freepik

Porém, cuidado para não exagerar. A pausa exagerada pode deixar a raiz suja, com oleosidade e poeira do ar. Isso poderia acabar congestionando os poros da pele, fazendo com que a raiz dos fios não “respire”. Assim, ao invés de auxiliar, irá piorar o quadro de queda.

Em contrapartida, a lavagem em excesso pode tirar o óleo natural da raiz, além de que os fios ficam mais frágeis quando estão molhados. Por isso, o equilíbrio, neste caso, é tudo.

Veja também: Lavar o cabelo todo dia estraga os fios?

4- Use suplementos adequados

Além dos cuidados citados até aqui, você pode ainda investir em suplementos feitos especificamente para o crescimento e fortalecimento capilar. Dentre eles, podemos citar o Neurotabs para cabelos e o Pantogar. Este tipo de complemento traz, dentro das cápsulas, vitaminas e ingredientes importantes para o fortalecimento dos fios.

Assim, pouco a pouco a queda vai diminuindo, até que se torne imperceptível e dentro do esperado para um cabelo saudável.

  Tatuagem de flor de lótus: saiba tudo a respeito
queda de cabelo no pós parto
Mulher bebendo cápsula para tratar queda capilar. Foto: Freepik

Em casos mais intensos, converse com um dermatologista

Se você perceber que apesar de todos estes cuidados, e passado um bom tempo de pós parto e ainda assim a queda persistir, é adequado que você se consulte com um dermatologista. Ou ainda, se houver uma queda muito intensa, onde apareça áreas no couro cabeludo com falta de fios de cabelo, também busque ajuda especializada.

A queda de cabelo no pós parto é bastante comum, mas todo excesso pode apresentar uma falta importante no organismo. Por conta disso é imprescindível o auxílio profissional assim que notar o desequilíbrio.

Leia também: Como fazer limpeza de pele em casa

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui