Saber como aliviar a cólica menstrual é muito importante, tendo em vista que o período de muitas mulheres pode, muitas vezes, inclusive atrapalhar o dia a dia. E só quem sofre com fortes dores de cólica sabe o quanto este problema pode ser incapacitante.

Por conta disso, trouxemos este breve guia com dicas que podem lhe auxiliar na diminuição das dores. Atente-se para o nosso artigo abaixo.

como aliviar a cólica menstrual
Mulher com dores abdominais. Foto: Freepik

Por que sentimos a cólica menstrual?

Antes de qualquer coisa, vale salientarmos que quando sentimos a cólica menstrual, não é o nosso útero que dói. Mas sim, é apenas a consequência das contrações do mesmo. Uma vez que ele contrai, ele acaba “apertando” os órgãos envolta do mesmo. Com isso sentimos aquele desconforto tão conhecido.

Dessa maneira, quanto mais contrações temos para a expulsão da menstruação, mais dores teremos. E é isso que devemos diminuir: as contrações excessivas para, dessa forma, acabar ou diminuir a dor.

Leia também: Queda de cabelo no pós parto: Como prevenir e tratar

Como aliviar a cólica menstrual

Lembre-se que você não precisa utilizar uma sequência de acordo com a que está logo abaixo. Mas sim, pode experimentar as possibilidades que mais parecem interessantes e efetivas para você. Continue lendo e entenda.

1- Posições que aliviam

Existem algumas posições que podem fazer com que haja uma certa “massagem” na região abdominal, diminuindo as contrações e consequentemente as dores. Por exemplo: a posição fetal, quando se deita de lado e abraçamos as pernas; elevando as pernas como se quiser alongar e mantê-la assim por alguns instantes e de bruços.

como aliviar a cólica menstrual
Mulher deitada no sofá com fortes dores de cólica menstrual. Foto: Freepik

2- Exercícios de alongamento

Exercícios de alongamento também podem diminuir as dores. Você pode, por exemplo, ficar de pé e, com os joelhos esticados, tocar as mãos nas pontas dos dedos do pé. Fique na posição por alguns instantes e repita até notar alguma diminuição nas dores.

3- Bolsa de água quente

A clássica bolsa de água quente é um dos principais paços de como aliviar a cólica. Isso porque o aquecimento diminui as contrações e, consequentemente, acaba diminuindo as dores tão incômodas.

  Dicas para melhorar a disposição que parecem mentira!

Leia mais: Gravidez Indesejada – O Que Fazer?

4- Secador de cabelo

Não tem uma bolsa de água quente em casa? Não se preocupe! Você pode utilizar um secador de cabelo para esta atividade. Porém, não direcione o jato quente diretamente na pele, ok? Mas sim, cubra a barriga com algum pano grossinho e vá esquentando o mesmo com o secador.

Lembre-se de direcionar o aparelho para diversos pontos do pano, a fim de não aquecer demais apenas alguma parte.

Como aliviar a cólica menstrual - Dicas e sugestões
Mulher cansada com dores abdominais causadas pela cólica menstrual. Foto: Freepik

5- Chás que auxiliam

Existem alguns chás que também podem entrar em nossa lista de como aliviar a cólica menstrual. Dentre eles, podemos citar o clássico de canela. Isso porque ele é, inclusive, considerado um chá “abortivo”, tendo em vista que acelera o processo de eliminação da menstruação em si.

Portanto, prepare um chá quentinho e beba-o enrolada na coberta. Assim você sentirá um alívio tanto por se aquecer, como também por estar acelerando a menstruação. No quesito aquecimento, no entanto, vale apostar em vários tipos de chás que você gosta, ok?

6- Banho quente

Um banho quente também pode ser um poderoso aliado na hora de você diminuir as dores causadas pela cólica. Permita que a água quente escorra bastante sobre a sua barriga, para que haja uma diminuição nas contrações.

7- Relaxante muscular

Saber como aliviar a cólica menstrual é muito importante para garantir o conforto e bem estar da mulher. Porém, nem sempre essas medidas caseiras trazem o resultado esperado. Portanto, uma alternativa que pode ser levada em conta, pelo menos em últimos casos, é o consumo de relaxante muscular.

Para ler mais tarde: Ter Filho Sozinha – Como Lidar Com a Situação?

Para isso você pode apostar em qualquer tipo que seja adequado para você e que não apresente efeitos colaterais para o seu tipo de organismo. Assim, as contrações diminuem, com o relaxamento dos músculos, e consequentemente você sentirá bem menos dores.

Como aliviar a cólica menstrual - Dicas e sugestões
Mulher com fortes dores abdominais. Foto: Freepik

Quando procurar auxílio médico?

Às vezes as dores intensas de cólica persistem por dias e acabam atrapalhando severamente a vida e o dia a dia da mulher. Nesses casos, é muito importante que seja buscada a ajuda de um profissional. Isso porque apenas um médico poderá lhe receitar algo que seja mais adequado ao seu quadro.

  Os Prós e os Contras do Café

Além de que as dores excessivas podem estar apontando outro desequilíbrio importante do seu organismo. Portanto, nada de adiar o exame regular no ginecologista, hein? Mas sim, procure manter uma rotina preventiva sempre em dia. Dessa maneira você cuidará melhor de você e terá um dia a dia mais saudável.

Leia também: Como se preparar para uma gravidez

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui