Saber como construir uma boa imagem pessoal é fundamental para garantir o sucesso no trabalho, nos relacionamentos e em qualquer espaço que você possa estar inserida. Afinal, querendo ou não, a primeira impressão é muito forte, e ela pode ditar muita coisa sobre o nosso relacionamento com as pessoas.

Por isso saber como construir uma boa imagem pessoal é garantir que a nossa imagem seja mais positiva e agradável é indispensável para construir laços sociais e profissionais mais valiosos. E justamente por conta disso fizemos este conteúdo para lhe ajudar. Acompanhe e comece a trabalhar a sua imagem pessoal!

Para ler mais tarde: Marketing no LinkedIn para mulheres: Dicas fundamentais

como construir uma boa imagem pessoal
Mulher de negócios comemorando. Foto: Freepik

3 dicas de como construir uma boa imagem pessoal

Como construir uma boa imagem pessoal: Abaixo apontamos as três regras fundamentais para você construir uma boa imagem pessoal, baseando-se na sua personalidade e na sua aparência. Veja:

Como construir uma boa imagem pessoal: Comece pela sua habilidade de se comunicar

Como construir uma boa imagem pessoal: A habilidade de comunicação é essencial em qualquer contexto de nossas vidas. Não conseguimos ter bons relacionamentos se não conseguirmos nos expressar de uma forma clara o objetiva.

Da mesma maneira, torna-se inviável ter um bom trabalho se não soubermos nos comunicar com a equipe que está ao nosso lado, ou até mesmo com o recrutador na hora de entrevista.

Por isso, o primeiro passo para construir uma boa imagem pessoal é justamente investindo no desenvolvimento da sua capacidade de comunicação. Você pode investir em mentoria, psicoterapia, cursos e ler livros focados nesse tipo de assunto.

como construir uma boa imagem pessoal
Mulher bem vestida posando para a foto. Foto: Freepik

Vale também lembrar que a capacidade de se comunicar não está associada apenas com “falar em público”, mas sim, pode estar associada com se comunicar com uma única pessoa em sua frente. E o mesmo vale para a capacidade escrita: quem consegue escrever bem, sabe se expressar melhor em conversas nas redes sociais, expondo opiniões de formas respeitosas e equilibradas.

Veja também: Mulher de negócios bem-sucedida: Conselhos para se tornar uma

Não é à toa que existe o ditado que diz que “Quem tem boca vai à Roma”, não é mesmo? Esse ditado nos dá a entender a importância de sabermos nos expressar adequadamente nos mais diversos contextos de nossas vidas. Explore isso!

Como construir uma boa imagem pessoal: Observe a sua postura

Como construir uma boa imagem pessoal: Além de saber se comunicar adequadamente, é preciso se atentar para a sua postura corporal. Ombros caídos para frente, por exemplo, podem demonstrar certo relaxamento, falta de atenção e até mesmo preguiça. Portanto, cuidado!

Uma pessoa com uma boa imagem pessoal possui uma postura ereta, com o queixo levemente erguido e o olhar mais alto, demonstrando mais firmeza em suas atitudes.

Para atingir essa postura mais firme e intensa, você pode praticar algumas atividades cotidianas que estimulem esse tipo de efeito. Por exemplo:

  • Você pode fazer meditação, uma vez que a prática exige uma postura ereta e qualificada para um bom desempenho;
  • Pilates também auxilia no equilíbrio da sua postura, reeducando a sua forma de caminhar, sentar, etc.;
como construir uma boa imagem pessoal
Mulher de negócios em uma ligação. Foto: Freepik
  • Exercícios como musculação também fazem com que você melhore a sua postura corporal, além de tonificar os músculos e criar um ar mais saudável para você;
  • Alguns tipos de danças, como o ballet, também desenvolvem uma postura mais ereta e bonita;
  • Faça exercícios com o acompanhamento de um fisioterapeuta para criar uma postura mais ereta e saudável.

Leia mais: 9 erros que podem atrapalhar a carreira de uma mulher

A postura correta melhora a sua imagem pessoal, permite que você respire de uma forma mais saudável e impacta diretamente na sua saúde no longo prazo.

Como construir uma boa imagem pessoal: Vista-se de acordo com as ocasiões

Como construir uma boa imagem pessoal: Por fim, o terceiro ponto fundamental para construir uma boa imagem pessoal é apostando em vestimentas que sejam adequadas à cada tipo de ocasião.

Afinal, não dá para usar roupa de férias em um ambiente corporativo, não é mesmo? Comporte-se de acordo com o momento. Se você estiver em um momento pessoal, com sua família, poderá usar roupas mais leves, soltas e descontraídas. Agora, se estiver em eventos mais formais, adeque-se a isso para ficar ainda mais conectada com o momento.

como construir uma boa imagem pessoal
Mulher com semblante sério enquanto trabalha. Foto: Freepik

A sua imagem pessoal será construída como a de uma pessoa que compreende aonde está, e porque está ali. Assim, se você se veste de maneira adequada a cada momento, demonstra que está ali “de corpo e alma”, transparecendo mais confiança em quem está perto de você.

Veja também: Moda Vintage: 20 dicas incríveis para o visual retrô dos sonhos

Pois, por exemplo, uma pessoa que vai com roupas formais na praia tende a ser vista de forma estranha, e quem está perto de você pode compreender que você não gostaria de estar ali com ela. Ao contrário do que acontece se você se preparar para este momento com um biquíni ou maiô, por exemplo.

Percebe a importância da vestimenta adequada? Muito além de um tabu ou estigma, estamos querendo demonstrar o verdadeiro significado de se vestir de acordo: você demonstra estar conectada com o momento.

Tudo isso, obviamente, respeitando os seus gostos e o seu estilo pessoal.

Construa uma boa imagem pessoal baseando-se no bom senso, no conforto, no bem-estar e na construção de laços sociais saudáveis e equilibrados. Desenvolva-se assim e cresça a cada dia! 😉

Leia agora: Gestão de tempo para mulheres empreendedoras e mães

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui