Ícone do site Nada Frágil

Como se comunicar melhor? Veja 10 dicas!

Aprenda a como se comunicar melhor e comece a se expressar de acordo com o contexto em que você estiver. Afinal, a gente sabe que uma comunicação deficiente pode atrapalhar no trabalho e até mesmo nos relacionamentos, não é mesmo?

Por isso, neste texto nós buscamos elencar as melhores dicas para você começar a praticar uma comunicação com mais qualidade. Acompanhe e fique por dentro de tudo!

Leia mais: Como escolher um curso online? 5 passos importantes

Como se comunicar melhor?

Vetor de diversas pessoas falando e pensando – saiba como se comunicar melhor. Foto: Freepik

São diversas as formas de como se comunicar melhor que você pode colocar em prática. Algumas são mais simples, outras requerem um pouco mais de tempo e dedicação. De todo modo, elencamos a seguir os 10 pontos importantes para começar a se comunicar cada vez melhor:

1. Pense bem antes de falar algo importante

Dois homens brincando de telefone com fio. Foto: Freepik

Sabe aquela afobação que vem quando queremos contar algo importante ou que é do nosso interesse? Então… Cuidado para não deixar essa ânsia atrapalhar os seus resultados.

Para isso, procure respirar fundo e pensar bem no que precisa ser falado. E quando falamos em pensar, nos referimos ao fato de que é interessante você formar uma espécie de “roteiro mental” do que deve ser dito.

Dessa maneira você conseguirá pensar nas palavras mais coerentes para a situação, e conseguirá criar um discurso com começo, meio e fim.

É claro que esse pensamento não precisa ser longo e de horas de planejamento. Até porque isso tornaria os nossos relacionamentos inviáveis. Mas sim, o que queremos dizer é que você deve pensar um pouquinho, mesmo que alguns segundos, antes de despejar mil ideias sobre a outra pessoa.

Assim, além de organizar melhor as suas ideias, você também diminui as chances de falar coisas impulsivas que podem magoar, por exemplo.

Leia mais: Como ser mais resiliente? Veja como aprender a ser resiliente!

2. Como se comunicar melhor: Não deixe as suas emoções comandarem a sua fala

Se você realmente quer saber como se comunicar melhor, comece a prestar mais atenção nas emoções que estão presentes na sua comunicação. Saiba escutar o que o seu coração está dizendo antes de simplesmente despejar essas emoções pela boca.

Afinal, falar com as emoções estando à flor da pele é muito perigoso. Isso porque, novamente, caímos na ideia de dizer algo sem pensar e de um modo completamente impulsivo. E essa impulsividade atrapalha os nossos relacionamentos, sejam eles pessoais ou profissionais.

Sendo assim, procure cuidar dos gatilhos emocionais e quando perceber que a emoção está muito intensa, dê um tempo. Não fique querendo resolver as coisas o quanto antes. Uma pausa é importante para que seja possível colocar “a cabeça no lugar” e assim conseguir se comunicar racionalmente depois.

Veja também: Hábitos prejudiciais a concentração no trabalho: Conheça 10 deles!

3. Como se comunicar melhor: Cuide bem da sua dicção

Vetor de comunicação entre as pessoas. Foto: Freepik

A sua dicção tem um papel preponderante sobre o processo de como se comunicar melhor. Não existe mágica nesse sentido: se você não pronuncia as palavras adequadamente, isso faz com que a outra pessoa não consiga compreender o que você está dizendo.

Por isso, comece a treinar a sua dicção. Ouça você falando por meio de gravações, faça exercícios para as cordas vocais e, caso perceba que é necessária a ajuda profissional, procure uma fonoaudióloga.

Quanto mais você se atentar para a forma como você pronuncia as palavras, melhor será a sua comunicação.

Inclusive, se quiser treinar em casa a partir de hoje, comece a ler em voz alta movendo bastante a sua face. Ou seja, movendo a boca, os lábios, as bochechas, a língua, etc. Assim o som das palavras sai com mais clareza, facilitando a compreensão de quem ouve você.

Veja também: Habilidades profissionais para 2022 – Esteja pronta para este ano!

4. Como se comunicar melhor: Leia mais para expandir o seu vocabulário

Mulher se comunicando com balão na mão. Foto: Freepik

A leitura é um poderoso exercício para a nossa mente. Por meio dela nós começamos a entender melhor o mundo, nos tornamos mais empáticos e expandimos a nossa criatividade. Só que os benefícios não param por aqui.

Se você quer saber como se comunicar melhor, considere ler mais. E não estamos dizendo que você deve ler livros densos, antigos e difíceis. Mas sim, que você deve, simplesmente, ler.

Leia livros longos e curtos; gibis; revistas; artigos na internet; livros didáticos; artigos acadêmicos; bilhetes; bulas de remédio; jornais; enfim! Quanto mais você implementar o hábito de ler na sua vida, mais o seu vocabulário começa a se expandir. E é essa expansão que vai lhe ajudar a ter as palavras certas na hora de colocar para fora os seus pensamentos.

Só que aqui cabe um adendo: não tem como expandir o vocabulário se você não souber o significado das palavras, certo? Por isso, busque pesquisar o significado daquelas palavras que você não conseguiu compreender facilmente.

Isso também é fundamental para garantir a expansão da sua mente e dos seus conhecimentos gerais – além de ser indispensável no passo a passo de como se comunicar melhor.

Veja mais: Como ser uma boa líder – 10 práticas que podem te ajudar

5. Cuide da sua autoestima e saúde mental

Vetor de megafone. Foto: Freepik

Você sabia que a sua saúde mental e a sua autoestima também podem lhe ajudar a se comunicar melhor? Isso ocorre por um simples fato: quando nos sentimos felizes e bem com o que vemos em frente ao espelho, sentimos mais confiança em quem somos.

E é essa autoconfiança que nos permite nos posicionar melhor quando queremos comunicar alguma coisa. Afinal, grande parte das pessoas tende a se sentir encabulada na hora de falar por ter medo de ser mal vista de alguma forma.

Os julgamentos alheios ainda são muito aceitos como verdade, e isso faz com que o indivíduo acabe se fechando. Aos poucos, começa a falar mais baixo, olhando para o chão e gesticulando de maneira pobre. Consequentemente, a comunicação fica um pouco fragilizada, dificultando a compreensão das outras pessoas.

Veja também: Existe emprego perfeito? Como conquistar um emprego dos sonhos?

6. Como se comunicar melhor: Mantenha uma postura adequada

A postura que você tem enquanto fala alguma coisa também pode impactar no passo a passo de como se comunicar melhor. Sabe por que isso acontece? Porque a nossa postura faz parte da comunicação! Abaixo apontamos alguns fatores relacionados a isso:

Veja mais: Síndrome de Impostora nas mulheres: Por que acontece? Como lidar?

7. Respire e mantenha a tranquilidade enquanto fala

Diversas pessoas segurando balão de mensagem. Foto: Freepik

Não existe como se comunicar melhor se você não souber manter a tranquilidade e a respiração equilibrada enquanto você fala. Se a ansiedade aparece, ou a afobação por contar algo novo surgir, consequentemente você poderá acelerar a sua respiração.

Essa aceleração atrapalha não somente a pronúncia das palavras, como a compreensão da outra pessoa. E ainda, você pode transparecer essa ansiedade e fazer com que o outro passe a senti-la também, dificultando ainda mais a compreensão do que deve ser dito.

É claro que em casos extremos, como no momento de dar uma notícia ruim, isso pode ser complicado. Mas quanto mais percebemos que temos grandes poderes sobre o nosso corpo, melhor. Respire fundo, acalme-se, e só fale quando estiver bem consigo mesmo para isso.

Veja mais: Controlar a ansiedade em entrevista de emprego: 10 dicas!

8. Como se comunicar melhor: Saiba quem é o seu “público-alvo”

Pessoas segurando um megafone. Foto: Freepik

Não tente se comunicar de qualquer forma com qualquer pessoa. Cada “público” requer um tipo de linguagem adequada. Ou seja, não dá para falar de uma maneira extremamente formal com uma criança, ou de uma maneira extremamente infantilizada com um médico.

Por isso, procure saber quem é que está ouvindo você. Saiba usar as palavras mais alinhadas ao contexto, falando com clareza e coesão. Evite cair naquele erro de querer “enfeitar” demais o que você está falando, e atenha-se sempre a quem está lhe ouvindo.

Mais vale falar com uma linguagem simples e ser compreendido, do que usar uma maneira muito formal e ainda ser visto como uma pessoa muito arrogante, você não acha?

Leia também: Meta de carreira a longo prazo: 5 dicas para definir a sua

9. Como se comunicar melhor: Escute ativamente quem está conversando com você

Reunião em grupo. Foto: Freepik

Outro ponto muito importante que deve ser levado em conta na hora de saber como se comunicar melhor é com relação a quem está falando com você. Isso porque muita gente foca apenas em falar bem e com uma boa dicção, mas se esquecem de que a outra pessoa também precisa ser bem ouvida para que a comunicação continue acontecendo.

Por isso, quando o outro estiver falando, não fique pensando em coisas aleatórias. Tampouco fique julgando o que você está ouvindo. Simplesmente ouça! Quanto mais você ouvir as pessoas falando e se comunicando, mais você entenderá como falar e como lidar com os outros.

Além disso, a escuta ativa é um sinal de respeito, que torna você uma pessoa mais bacana no meio em que convive. Então cuide disso, ok?

Veja mais: Compras Online: O manual completo para você ter segurança!

10. Foque no momento da conversa e saiba como se comunicar melhor

Por fim, e igualmente importante, foque no momento em que a conversa está acontecendo. Não fique prestando atenção em pensamentos do passado ou sobre o futuro. Tampouco fique observando o ambiente, o cachorro na rua ou a borboleta no céu. Foque na conversa.

Quanto mais você conseguir treinar a sua atenção para focar em ouvir e falar sobre algo específico, menor é a chance de você se “perder” no seu raciocínio e no seu discurso. Além disso, estar plenamente presente na conversa é também mais uma forma de demonstrar respeito ao outro. Lembre-se disso!

Leia mais: Quanto tempo dura a TPM? Veja 12 perguntas e respostas!

Separei mais esses conteúdos para você:

Sair da versão mobile