Entender como ser uma boa líder pode ser mais fácil do que você sempre imaginou. E se você ainda sente que não é “boa o suficiente”, saiba que é bem possível que a síndrome de impostora possa estar apenas impedindo você de agir e buscar o seu sonho de liderar uma equipe.

Pensando em ambos os pontos acima, unimos diversas dicas e informações importantes sobre o assunto. Queremos lhe ajudar a se tornar uma líder exemplar, que leva conhecimento e contribuições para os seus liderados.

Para isso, acompanhe este texto até o fim e saiba mais sobre o assunto!

Veja também: Existe emprego perfeito? Como conquistar um emprego dos sonhos?

Como ser uma boa líder – Atitudes essenciais

como ser uma boa líder
Mulher trabalhando. Foto: Freepik

Existem diversas atitudes essenciais que devem ser levadas em conta por quem quer saber como ser uma boa líder. Afinal, alguns atributos precisam ser explorados, dia após dia, se você deseja engajar um time e realmente fazer a diferença no dia a dia dos seus liderados.

Abaixo fizemos uma breve lista com verbos que resumem a essência de uma mulher na liderança e, em seguida, destacamos alguns desses fatores de forma mais profunda. Veja:

  • Acolher;
  • Ouvir;
  • Direcionar;
  • Ajudar;
  • Ensinar;
  • Apoiar;
  • Inspirar;
  • Desafiar;
  • Reconhecer;
  • Conhecer a equipe.

Leia mais: Controlar a ansiedade em entrevista de emprego: 10 dicas!

Vamos agora discutir um pouco mais sobre esses pontos de como ser uma boa líder? Então continue lendo!

1. Como ser uma boa líder: Saiba acolher, ser empática, escutar e direcionar a sua equipe

Saber acolher as demandas do seu time é de suma importância para conseguir colocar em prática o passo a passo de como ser uma boa líder.

Afinal, quando você escuta o seu time, você consegue se colocar no lugar do outro e passa a entender o universo de cada liderado. A partir disso, torna-se viável direcionar a equipe para os melhores caminhos.

Portanto, considere escutar ativamente o que dizem a você; analise cada situação de maneira empática; e auxilie o colaborador na hora de encontrar um bom caminho.

2. Incentive a mentalidade criativa e de solução de problemas

como ser uma boa líder
Mulher empreendedora. Foto: Freepik

Faça com que o seu time se sinta seguro o suficiente para ser autônomo em grande parte dos momentos. Para isso, seja uma incentivadora das soluções estratégicas e da criatividade.

Para isso, ao invés de sempre vir com soluções prontas, permita que o seu time analise as situações e pense criativamente sobre como percorrer dali em diante. Acredite, esse tipo de “empurrãozinho” ajudará os colaboradores em suas próprias descobertas e crescimentos.

Faça com que eles compreendam que podem encontrar soluções por si só, e que você não é uma super heroína que irá resolver tudo, sempre. Eles também têm que pensar em soluções e trazer essas ideias para o dia a dia de trabalho.

Leia também: Mitos e verdades empreendedorismo feminino: Confira 9!

3. Como ser uma boa líder: Seja um exemplo para o seu time

Ser um exemplo para a sua equipe é uma das melhores estratégias de como ser uma boa líder. Afinal, você precisa mostrar, com seus comportamentos, quais são as ações positivas que devem ser colocadas em prática no trabalho.

Para isso, demonstre uma atitude focada, positiva e proativa. Não seja aquele tipo de líder que apenas serve para dizer que “está ali”. Mas sim, esteja, de fato! De corpo e alma! Demonstre a sua vontade de encontrar soluções, participe do desenvolvimento de projetos e seja uma pessoa “pra cima”.

4. Foque na equipe, e não apenas no individual

como ser uma boa líder
Mulher Líder. Foto: Freepik

Tenha um olhar atento para todo o conjunto da sua equipe. Muitas vezes, tentando colocar em prática o passo a passo de como ser uma boa líder, muitas pessoas acabam focando apenas no individual, esquecendo-se de que ele se encaixa em um todo maior.

Por isso, além de saber escutar cada colaborador, tenha um olhar atento para todo o conjunto. Foque na harmonia do time, nos relacionamentos interpessoais que ali acontecem e tente sempre manejar essas relações.

5. Como ser uma boa líder: Treine e desenvolva suas habilidades de liderança

Esteja sempre aprendendo mais e mais sobre as habilidades de uma boa líder. Isso vai lhe ajudar a abrir a mente, além de expandir a sua capacidade de lidar com o seu time, todos os dias.

E, claro, esse tipo de comprometimento também serve de exemplo para os seus liderados: eles perceberão o seu foco e irão atuar dentro desse perfil.

Veja mais: Empreendedorismo feminino: 5 Coisas que não te contaram!

6. Procure demonstrar uma atitude positiva, mesmo em momentos difíceis

É preciso saber como ser uma boa líder inclusive nos momentos mais difíceis dentro de uma corporação. Até porque, convenhamos, não existe nenhum trabalho que seja perfeito a ponto de não ter problema algum, nunca. Certo?

Mas, como reagir a esse tipo de situação? Chegar no trabalho, na segunda-feira, com uma aparência de cansada e com “raiva” de ser o começo da semana? Ou sempre buscar demonstrar um olhar muito mais positivo sobre a situação?

Bem, é claro que a segunda opção é a que fará a diferença no seu time. Seja essa pessoa que demonstra positividade, com os pés no chão, e proporcione uma atmosfera mais saudável para os seus liderados.

7. Tenha sempre uma postura neutra

como ser uma boa líder
Mulher administradora . Foto: Freepik

Os conflitos poderão surgir, mais cedo ou mais tarde, e você, enquanto uma boa líder, deverá saber lidar com isso.

E a melhor forma de solucionar esse tipo de situação é mantendo uma postura neutra. Ou seja, evite tomar as dores de um dos lados da situação, e foque em resolver o problema, e não em “lustrar” o ego de quem quer que seja.

Acima de tudo, uma boa líder precisa ser ética e justa. E para isso é preciso ser imparcial sempre.

8. Como ser uma boa líder: Ajude a sua equipe a se sentir segura

As dores que surgem no meio do caminho podem fazer com que a coragem da sua equipe fique um pouco enfraquecida. Nesses casos, é imprescindível que você ajude a sua equipe a se sentir mais segura.

Para isso, demonstre as atitudes positivas que já citamos, e busque desenvolver planos de ação que demonstrem quais os melhores passos que cada um deve dar para seguir adiante.

Ouça as angústias de cada um e seja aquele elo que impulsiona o time em busca dos seus desejos e objetivos.

Veja também: Negócios para mulheres: 7 ideias e dicas para começar a empreender

9. Ofereça feedbacks construtivos para cada liderado

como ser uma boa líder
Mulher empreendedora com celular. Foto: Freepik

Não existe passo a passo de como ser uma boa líder que não inclua a importância de um bom feedback. Por meio dessa conversa com o seu liderado você pode:

  • Apontar o que está alinhado com as estratégias da empresa e reconhecer o esforço de cada um;
  • Assinalar o que deve ser reorganizado, visando o crescimento mútuo;
  • Auxiliar nas mudanças que devem ser implementadas;
  • Criar uma atmosfera mais justa e de desenvolvimento profissional.

De qualquer forma, é fundamental que você saiba oferecer um feedback interessante, profundo e bem feito, a fim de garantir um resultado satisfatório. Assim, você verdadeiramente saberá como ser uma boa líder.

10. Conheça as habilidades de cada colaborador

Esteja a par dos conhecimentos, habilidades, facilidades e fraquezas de cada colaborador. Assim se torna viável delegar funções que realmente façam sentido para cada um. Consequentemente, todo o time consegue funcionar de uma maneira muito mais otimizada e efetiva.

Contudo, é claro que você pode ajudar um colaborador a desenvolver algumas atitudes e habilidades que ele ainda não tem prática.

Mas o que queremos dizer com este tópico é que cada um possui seus pontos fortes e fracos, e uma boa líder precisa saber identificar isso para aumentar os resultados individuais e, inclusive, trazer mais qualidade de vida para cada colaborador.

Leia mais: Rotina de Sono: Como estabelecer um ritmo de sono?

Como ser uma boa líder: O que NÃO fazer para atingir esse objetivo?

como ser uma boa líder
Mulher líder e o seu time. Foto: Freepik

Além de saber quais são as ações e os passos de como ser uma boa líder, é preciso estar atenta ao que NUNCA deve acontecer se você realmente quer construir um time forte. Veja quais são essas ações negativas:

  • Ser narcisista: Muitas líderes acreditam que, pelo simples fato de estarem na liderança, são melhores que as outras pessoas. E isso não passa de narcisismo. Pensar dessa maneira é ser egoísta e se fechar para as oportunidades de crescimento e desenvolvimento. Mude essa mentalidade!
  • Rejeitar mudanças importantes: As mudanças precisam acontecer, uma hora ou outra. Estar preparada para isso e saber usar a resiliência para aceitar esse tipo de cenário é indispensável para o crescimento de todo o time. Jamais rejeite mudanças importantes!
  • Querer apenas “mandar” ao invés de orientar e direcionar: Você não é uma mera chefe. Você quer ser uma líder de verdade. Para isso, deve orientar e direcionar o time, e não apenas querer mandar e ordenar, sem ouvir ou dar espaço para que os liderados pensem junto com você.
  • Ser distante e não saber dialogar: Seja uma líder acessível e saiba dialogar com o seu time. Ficar apenas trancada em uma sala não adiantará de nada e está bem longe do conceito de como ser uma boa líder. Esteja mais próxima do seu time e demonstre interesse em ouvi-lo.

Preparada para ser vista como uma boa líder?

Agora que você já sabe como ser uma boa líder, pense um pouquinho: você está preparada para o próximo passo? É hora de agir!

Desejamos a você muito sucesso e desenvolvimento nesta nova etapa de sua vida. Boa sorte!

Veja mais: Meta de carreira a longo prazo: 5 dicas para definir a sua

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui