Muitas mulheres se questionam sobre quanto tempo dura a TPM, qual é o período que começam os sintomas e quando terminam, entre outras dúvidas.

De antemão, já podemos dizer que a quantidade de dias, intensidade de sintomas e periodicidade pode variar de mulher para mulher. Mas, de qualquer forma, ainda existem padrões recorrentes que podemos tirar como base para analisar o nosso próprio ciclo menstrual.

Por isso, compilamos diversas perguntas com suas respectivas respostas para ajudar você a compreender melhor o seu corpo nesse período do mês. Acompanhe e tire todas as suas dúvidas!

Veja também: Fatos sobre menstruação que todo mundo deveria saber

Quanto tempo dura a TPM
Quanto tempo dura a TPM: Mulher de biquíni segurando calendário menstrual e com expressão de dúvida. Foto: Freepik

Quanto tempo dura a TPM?

Como dito acima, o tempo de duração da TPM pode variar de mulher para mulher. Há quem perceba alterações no corpo e no humor apenas 3 dias antes da menstruação, enquanto outras mulheres podem sentir os sintomas por até 15 dias.

Quanto tempo dura a TPM: Quais os sintomas da TPM e quanto tempo dura?

Os sintomas também podem variar de mulher para mulher, e duram de 3 a 15 dias. Veja quais são os mais comuns:

  • Dor de cabeça e, em casos mais intensos, enxaquecas;
  • Sensação de inchaço no corpo, especialmente no abdômen;
  • Seios inchados e doloridos;
  • Humor irritado ou sensível (chora facilmente);
  • Sonolência e cansaço;
  • Dores no corpo;
  • Fome em excesso ou falta de apetite;
  • Retenção de líquidos;
  • Constipação;
  • Acne e inflamações na pele;
  • Dificuldades para dormir ou cansaço excessivo;
  • Dificuldade de concentração.

Quanto tempo dura a TPM: O que a TPM pode causar?

A TPM pode causar um conjunto de sintomas que varia quanto intensidade e periodicidade em cada mulher. Esses sintomas podem ser tanto físicos quanto psicológicos. Acima você pode saber mais sobre eles.

Quanto tempo dura a TPM
Quanto tempo dura a TPM: Absorvente com florzinha em cima. Foto: Freepik

Quanto tempo dura a TPM: É normal sentir muito sono antes da menstruação?

Sim. A sonolência também é um dos sintomas da TPM. Agora que você já sabe quanto tempo dura a TPM e que o cansaço pode ser um dos sinais dela, monitore o período de cansaço para incluir atividades físicas mais leves durante esse período do mês.

Quando começa a TPM e quando termina?

A TPM pode começar cerca de 15 a 3 dias antes da menstruação descer. Cada mulher deve observar as suas mudanças no corpo, a fim de saber mais sobre o seu próprio ciclo. Isso porque nem todas terão um ciclo completamente regulado e dentro dos 28 dias “padrões”.

Da mesma maneira, é importante ter em mente que a bagunça hormonal pode perdurar por alguns dias além da TPM. Ou seja, o período não termina exatamente quando a menstruação desce, mas sim, quando os sintomas de fato diminuem.

Quantos quilos incha na TPM? É normal aumentar o peso na menstruação?

Sim, é normal aumentar até 2kg durante a TPM! Isso porque o nosso corpo sofre alterações hormonais que pode aumentar o índice de retenção líquida, fazendo com que essa diferença apareça na balança.

Porém, com quanto tempo dura uma TPM, esse inchaço irá diminuir logo após o período menstrual e o peso inicial será alcançado. Por isso é importante se pesar nos momentos certos: nem pouco antes e nem durante a menstruação, mas sim, apenas depois que a menstruação acabar.

  • Considerações: Você pode perceber que está de TPM, se porventura não tiver outros sintomas, quando a sua quantidade de urina diminuir. É o trabalho de retenção líquida acontecendo durante o processo de tensão pré-menstrual.

Depois, aproveite e veja as nossas dicas: Zumba: Como pode te ajudar a emagrecer no verão 2021

Quanto tempo dura a TPM
Quanto tempo dura a TPM: Calcinha com lantejoulas representando a menstruação. Foto: Freepik

Por que inchamos durante a menstruação?

Mas afinal, se tratando do inchaço, por que isso acontece? Em linhas gerais, acontece porque a progesterona ativa a produção de outro hormônio, chamado de aldosterona. Este segundo tem influência sobre o nosso sistema renal, provocando a retenção líquida no corpo.

Além disso, os hormônios também impactam no inchaço das mamas, na diminuição de urina, etc. Até mesmo a alimentação pode influenciar este inchaço, uma vez que os “desejos” de algo mais processado podem surgir durante essa fase do ciclo menstrual.

Por isso, justamente, que muitos especialistas recomendam reduzir o consumo de sódio durante a TPM, a fim de aliviar os sintomas. Assim, se você sabe quanto tempo dura a TPM, sabe também o período que deve evitar esse tipo de alimento.

O que é bom para desinchar na TPM?

É necessário, acima de qualquer coisa, apostar em um estilo de vida mais saudável. Apenas dessa forma é que você poderá deixar de lado a informação de quanto tempo dura a TPM e perceberá que é possível atravessar o período com mais tranquilidade, sem focar na qualidade de dias. Para isso, considere as dicas abaixo:

  • Beba mais água e ajude o sistema linfático a reduzir as toxinas no organismo e aumentar a diurese (produção de urina);
  • Diminua o consumo de sal;
  • Não coma embutidos ou alimentos que sejam muito industrializados;
  • Foque em fazer pequenas refeições ao longo do dia, ao invés de aguardar apenas para as maiores;
  • Coma menos e com mais qualidade;
  • Pratique uma atividade leve, como uma caminhada ao ar livre;
  • Cuide do seu sono.
Quanto tempo dura a TPM
Vetor representando quanto tempo dura a TPM. Foto: Freepik

Depois veja este conteúdo: Sono x Peso: O que esses 2 tem em comum?

Quanto tempo dura o inchaço da menstruação?

Assim como a resposta para “quanto tempo dura a TPM” não é cravada para todas as pessoas, esse questionamento também pode ser respondido de diversas formas. Isso porque há mulheres que só sentem o inchaço um dia antes da menstruação, enquanto outras sentem-se inchadas por cerca de 7 dias.

Avalie a sua situação, fique de olho na sua alimentação e foque sempre em hábitos saudáveis que ajudem a reduzir o inchaço durante esse período.

Quando a menstruação vai descer dá dor de cabeça?

É possível e diversas mulheres relatam as temidas dores de cabeça. Isso tem relação com concentrações do hormônio estrogênio que pode provocar um desequilíbrio químico no cérebro da mulher.

Caso você sinta muitas crises de dor de cabeça, procure ficar em um ambiente mais tranquilo, silencioso e menos iluminado. Também busque uma alimentação baseada em frutas e verduras. Se o problema for muito intenso e persistir, não hesite em buscar ajuda médica.

Veja também estas dicas: Como lidar com a Enxaqueca – Causas, Sintomas e Tratamentos

Quanto tempo dura a TPM
Quanto tempo dura a TPM: Mulher sofrendo com cólica menstrual. Foto: Freepik

É normal vim um corrimento marrom antes da menstruação?

Absolutamente normal. Trata-se de uma pequena quantidade de sangue coagulado que começa a ser expelido antes de o processo da menstruação intensa acontecer. Isso também pode ser percebido no final da menstruação.

Vale ressaltar que é interessante ter em mente que os corrimentos na cor marrom representam um sangue mais “velho”, ou seja, que já coagulou. Já os corrimentos vermelhos vivos, como a própria menstruação, representam um sangramento que acabou de ocorrer.

Veja também outras informações sobre o assunto:

Quanto tempo dura a TPM: É possível ter TPM durante a menstruação?

Sim. Como mencionamos anteriormente, ao pensarmos em quanto tempo dura a TPM, devemos ter em mente que ela pode perdurar para além do período pré-menstrual. Afinal, os sintomas representam mais o impacto provocado pelos hormônios do que do espaço de tempo entre a pré-menstruação e a menstruação em si.

Isso quer dizer que muitas mulheres podem sim experimentar os sintomas de irritabilidade, dores, cansaço, entre outros, durante o período em que o sangue já está sendo expelido do útero.

Quanto tempo dura a TPM
Quanto tempo dura a TPM: Mulher segurando calendário menstrual e com expressão de dúvida. Foto: Freepik

Por isso que durante essa fase é preciso apostar em exercícios físicos mais leves e tranquilos, alimentar-se adequadamente, manter o corpo hidratado e cuidar da saúde mental, sem se sobrecarregar. Assim, não importa quanto tempo dura a TPM, pois o estilo de vida saudável ajudará a diminuir expressivamente os sintomas.

Coloque-se em primeiro lugar e cuide de você mesma, pois assim será possível atravessar a TPM com muito mais tranquilidade e conforto.

Veja agora estas outras dicas que separamos para você:

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui