Investir nas habilidades profissionais para 2022 é um passo imprescindível para começar o ano da melhor forma. Afinal, o mercado de trabalho está sempre se atualizando, e se não estivermos prontas para essas modificações, acabaremos “ficando para trás”.

Pensando nesse cenário, e como o nosso desejo é que você desenvolva a sua carreira da melhor forma possível, elaboramos este nosso guia de hoje. Acompanhe até o fim e saiba mais sobre as habilidades profissionais para 2022!

Para ler mais tarde: Existe emprego perfeito? Como conquistar um emprego dos sonhos?

Habilidades profissionais para 2022

habilidades profissionais para 2022
Mulher empreendedora sorrindo. Foto: Freepik

Habilidades profissionais para 2022: Estudar o que deve ser melhorado em nossa carreira profissional é um passo muito importante. E o início do ano é um bom momento para praticar essa autoanálise e assim buscar resultados consistentes.

Por isso, sugerimos que você se sente em um lugar confortável antes de acompanhar o desenvolvimento deste conteúdo. E, apenas assim, você poderá absorver tudo o que precisa para começar o ano da melhor forma.

E não se esqueça das anotações importantes, ok? Agora vamos lá!

1. Empatia – capacidade de se pôr no lugar do outro

Habilidades profissionais para 2022: Você acredita que sabe se colocar no lugar do outro? Ou é aquele tipo de pessoa mais egocêntrica, que costuma olhar mais para si mesma e “pronto”?

Bem, é bastante difícil admitir que somos pessoas egoístas. Em um primeiro momento iremos dizer que temos empatia sim. Mas, uma forma de analisar se realmente sabemos nos colocar no lugar do outro, é pensando no último conflito vivido no ambiente de trabalho.

Pense sobre ele: você tentou pensar melhor sobre o ponto de vista do outro? Você imaginou o que a outra pessoa pensa sobre você e sobre as suas ações? Você, ao menos, tentou entender o que o outro quis dizer? Ou ficou apenas “se defendendo”? Reflita sobre isso.

Analisar esses fatores vai lhe ajudar a compreender se, de fato, você é uma pessoa empática ou não. E caso não seja, é o momento de desenvolver essa habilidade, pois ela é fundamental para:

  • Se relacionar com clientes.
  • Ter uma boa comunicação.
  • Interagir bem com os seus colegas.

Veja também: Síndrome de Impostora nas mulheres: Por que acontece? Como lidar?

2. Inteligência emociona – gerenciamento das emoções

Habilidades profissionais para 2022: Nós somos seres emocionais e sociais. Simples assim.

Isso significa que, durante as nossas interações no trabalho, estaremos sendo expostas às emoções dos mais diversos tipos e intensidades. E, ainda: estaremos sendo expostas às emoções alheias.

Isso quer dizer que devemos ter muito jogo de cintura e equilíbrio emocional para lidar com as mais diversas adversidades que podem surgir. Saber lidar com as suas próprias emoções é uma das habilidades profissionais para 2022 mais requisitadas – assim como saber lidar com o que o outro transparece.

3. Criatividade – a inovação é uma das habilidades profissionais para 2022 mais requisitadas

habilidades profissionais para 2022
Mulher determinada. Foto: Freepik

Habilidades profissionais para 2022: A inovação é fundamental no mercado de trabalho, especialmente em tempos que a tecnologia é uma peça-chave nos mais diversos setores empresariais.

Sendo assim, se você realmente deseja atingir sucesso no mercado de trabalho este ano, foque em desenvolver a sua criatividade. Mas como fazer isso? De diversas formas:

  • Lendo mais.
  • Assistindo mais conteúdos diferentes do que você está acostumada.
  • Ouvindo músicas diferentes e interessantes.
  • Ouvindo o que as outras pessoas têm a dizer.
  • Praticando atividades físicas ao ar livre.
  • Escrevendo, desenhando ou fazendo outra atividade manual que exercite o cérebro.
  • Entre outras ações.

Leia mais: Controlar a ansiedade em entrevista de emprego: 10 dicas!

4. Espírito de liderança – saiba liderar seu time

Habilidades profissionais para 2022: Liderar bem uma equipe é uma necessidade emergente nos dias atuais. Todos os setores, empresas e corporações precisam de bons líderes para se manterem em constante desenvolvimento.

Se você quer realmente se destacar no mercado de trabalho, comece a explorar mais este seu lado de mulher na liderança.

5. Fluência em negociação – uma das principais habilidades profissionais para 2022

Habilidades profissionais para 2022: Você é do tipo de mulher que consegue fazer uma boa negociação com outras pessoas? Ou sempre trava quando precisa negociar algo com alguém? Reflita muito sobre isso!

Saber negociar é uma das chaves do sucesso em praticamente qualquer carreira. Afinal, estamos o tempo todo negociando algo com alguém.

Por exemplo, ao conversar com o seu chefe sobre uma proposta que você achou que seria interessante para o trabalho, automaticamente você está negociando com ele essa possibilidade.

Do mesmo modo, ao conversar com um cliente, na tentativa de fechar um negócio, é claro que você está negociando. Até mesmo dentro de casa, com a nossa família, nós negociamos as refeições, a limpeza da casa, entre tantas outras coisas!

Por isso, saber negociar, argumentar e fortalecer os seus pontos de vista, sem parecer autoritária, é fundamental para conseguir se destacar em 2022.

Veja também: Meta de carreira a longo prazo: 5 dicas para definir a sua

6. Flexibilidade e adaptabilidade – esteja pronta para mudanças

habilidades profissionais para 2022
Mulher ao ar livre sentada em frente a um lago. Foto: Freepik

Habilidades profissionais para 2022: Ser uma pessoa flexível é fundamental para garantir uma carreira profissional mais interessante. Quando não conseguimos ser flexíveis e não estimulamos a nossa capacidade de adaptabilidade, consequentemente acabamos ficando muito frustradas e presas às estratégias ultrapassadas.

Sendo assim, comece a abrir mais a sua mente. Esteja disposta a enxergar com outros olhos e por outros pontos de vista. Desse modo você desenvolve a sua flexibilidade e, inclusive, a sua resiliência.

7. Mindset de resolução de problemas – habilidades profissionais para 2022

Habilidades profissionais para 2022: Quando um problema surge diante de você, quais decisões você costuma tomar? A de ir procurar o seu gestor e “largar a bomba” sobre ele e pronto? Ou você começa a estudar possibilidades para resolver o problema e, ao falar com o seu líder, você já apresenta potenciais soluções? Pense sobre isso!

Ter um mindset focado na resolução de problemas é uma das principais habilidades profissionais para 2022. Afinal, ninguém quer um liderado acomodado e preguiçoso que nunca abre a mente para pensar em estratégias. Todo mundo quer um liderado que está pronto para refletir, criticamente, sobre o que pode ser feito.

Leia também: Rotina de Sono: Como estabelecer um ritmo de sono?

8. Proatividade e prestatividade

Habilidades profissionais para 2022: Seja uma pessoa mais proativa se quiser ter as habilidades profissionais para 2022 em seu dia a dia! Afinal, como apontamos acima, liderados acomodados e muito passivos podem criar uma imagem profissional muito negativa. Não seja esse tipo de pessoa!

Inclusive, ser uma colaboradora mais ativa é algo muito bom para você mesma. Sabe por quê? Porque dessa forma você tem mais chance de aprender coisas novas, de construir novas visões de mundo e, inclusive, conquistar aquela promoção que você tanto almeja.

Sendo assim, pare de se prender em coisas passivas e repetitivas: expanda os seus horizontes e mostre o potencial adormecido dentro de você.

9. Relacionamento interpessoal – trabalho em equipe e tenha uma boa comunicação

habilidades profissionais para 2022
Mulher no telefone. Foto: Freepik

Habilidades profissionais para 2022: Como você costuma se relacionar com a sua equipe? Você se vê como uma mulher que sabe se comunicar e passar a mensagem que deseja transmitir de fato? Ou sempre há conflitos e falhas na comunicação dentro do seu ambiente de trabalho?

Analisar esses pontos é fundamental. Isso porque a nossa comunicação pode passar tanto uma imagem positiva de nós, quanto uma muito negativa. Por isso, cuidado!

Além disso, saber se relacionar com as outras pessoas, escutando ativamente, sendo empática e dando espaço para o outro, é peça-chave para:

  • Aprender com as experiências alheias.
  • Construir novas visões de mundo.
  • Explorar uma nova forma de resolver determinados problemas.
  • Se tornar uma referência.
  • Entre outras vantagens.

10. Desejo e disposição para aprender – uma das principais habilidades profissionais para 2022

Habilidades profissionais para 2022: Você tem vontade de crescer e aprender coisas novas? Ou, porventura, ainda está presa naquela ideia de que já sabe o suficiente para executar as suas tarefas cotidianas? Pense sobre isso!

Muitas vezes nos deixamos levar pelo comodismo e paramos de estudar e aprender coisas novas. Só que isso acaba minando a nossa carreira profissional, fazendo, inclusive, com que sejamos substituídas por pessoas que têm mais sede de aprender.

Portanto, comece a dar mais atenção às habilidades profissionais para 2022, desenvolva-as, aprenda coisas novas e descubra o que pode ser melhorado, dia após dia.

Veja também: Como evitar a procrastinação no ano novo? 7 dicas

Por onde começar a investir nas habilidades profissionais para 2022?

habilidades profissionais para 2022
Mulher forte. Foto: Freepik

Habilidades profissionais para 2022: Agora que você já sabe quais são as principais habilidades profissionais para 2022 esperadas pelas grandes empresas, é hora de começar a desenvolvê-las em você! Para isso, sugerimos algumas dicas simples, que poderão ser colocadas em prática a partir de hoje:

Habilidades profissionais para 2022 – 1. Faça a sua autoanálise

Comece com a sua autoanálise. Por meio dela você poderá descobrir quais dashabilidades profissionais para 2022 você já possui, quais precisam ser lapidadas e quais outras precisam ser construídas do zero.

2. Encontre as ferramentas certas para desenvolver as suas habilidades

habilidades profissionais para 2022
Mulher empreendedora. Foto: Freepik

Habilidades profissionais para 2022: Depois que você souber o que, de fato, precisa ser melhorado ou iniciado, é hora de buscar as melhores ferramentas para atingir esse resultado. Mas como? Por meio de mentorias, cursos online, livros de desenvolvimento pessoal, etc.

3. Esteja pronta para aprender algo novo – sempre

Habilidades profissionais para 2022: Abra a sua mente. Não é porque você aprendeu uma das habilidades profissionais para 2022 que deverá parar por aí. Não é assim que funciona. Esteja sempre com a mente aberta para aprender, dia após dia, com o seu trabalho e seus colegas.

Veja também: Não quero ser mãe, isso é um problema?

4. Relacione-se com pessoas que possuem as habilidades profissionais para 2022

Habilidades profissionais para 2022: Relacione-se com aqueles profissionais que já têm as habilidades esperadas para este ano. Isso irá lhe incentivar a crescer mais, além de lhe ajudar a aprender mais sobre essas habilidades na prática.

Habilidades profissionais para 2022 – 5. Aprenda com os seus erros

habilidades profissionais para 2022
Mulher empreendedora arrumada. Foto: Freepik

Por fim, procure aprender com os seus erros, pois eles irão aparecer. Use-os como fonte de conhecimento, e não como punição. Desse modo o seu futuro profissional tenderá a ser muito mais interessante e promissor!

Boa sorte no seu desenvolvimento profissional para 2022!

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui