Saber como ser uma mulher forte emocionalmente é o objetivo de muitas mulheres. Porém, com os desafios do dia a dia pode ser que esse “ser forte” pareça mais distante do que o esperado.

No entanto, existem algumas ações que podem ser postas em prática para garantir mais equilíbrio emocional diante dos desafios do dia a dia. E foi pensando nelas que preparamos este conteúdo!

Esperamos lhe ajudar a lidar melhor com as suas emoções por meio das nossas dicas de hoje. Acompanhe para saber mais.

Para ler mais tarde: Restaurando a autoestima – 8 dicas para a autoestima

como ser uma mulher forte emocionalmente
Como ser uma mulher forte emocionalmente: Mulher feliz em frente ao computador. Foto: Freepik

O que é ser uma mulher forte emocionalmente?

Antes de qualquer coisa, devemos refletir sobre o que seria ser como uma mulher forte emocionalmente, concorda?

Para você, o que é ser uma mulher forte? O que caracteriza uma mulher forte?

Devemos partir dessa análise para não cairmos em erros como:

  • Paradigmas que dizem que uma mulher forte “não sofre”.
  • Que uma mulher forte “não erra”.
  • Que uma mulher forte “não se engana”.
  • Entre outros fatores.

Além disso, vemos também a força associada àquelas pessoas que tudo suportam sozinhas, sem conversar ou se abrir com ninguém; ou àquelas pessoas que aceitam ser maltratadas, porque são “fortes”. Mas isso não é uma regra.

Ou seja, sim, essas pessoas podem ser fortes, mas não é isso que torna uma mulher emocionalmente forte! Não é o sofrimento que fará com que você possa dizer que tem força! Devemos parar de romantizar as coisas ruins da vida.

como ser uma mulher forte emocionalmente
Como ser uma mulher forte emocionalmente: Mulher ao ar livre feliz segurando uma flor. Foto: Freepik

Assim, entenda que uma mulher forte pode ser aquela que é chorona, mas que enfrenta os problemas; aquela que erra, e aprende com erro; aquela que se emociona, mas que escuta o que sente; aquela que não aceita menos do que merece, e sabe bem o que merece; entre outras características.

É partindo dessa ideia mais humana e saudável que seguiremos este conteúdo. A seguir, portanto, vamos apresentar as nossas considerações sobre como ser uma mulher forte emocionalmente. Vamos lá?

Como ser uma mulher forte emocionalmente?

Acima de tudo, não queira ler este conteúdo esperando uma fórmula mágica de como ser uma mulher forte emocionalmente.

Até porque, convenhamos, quando pensamos nas emoções, não podemos generalizar nada, concorda? Por isso, considere as dicas abaixo como pontes para a sua autodescoberta. Veja:

Depois dê uma olhadinha neste conteúdo: Legenda para foto no trabalho – 132 frases foto no trabalho

como ser uma mulher forte emocionalmente
Como ser uma mulher forte emocionalmente: Mulher no campo com os braços abertos. Foto: Freepik

1- Como ser uma mulher forte emocionalmente: Comece pelo processo de autoconhecimento – ele é fundamental

Comece pelo seu próprio processo de autoconhecimento. Não há como ser uma mulher forte emocionalmente se não soubermos ouvir o que sentimos, pensamos, fazemos, queremos, etc.

Analise o que você gosta e o que não gosta; o que lhe faz feliz e o que lhe deixa aflita; aonde você quer chegar e aonde você está hoje; quais são os seus sonhos e o que você tem feito para alcançá-los; quais hábitos ruins você tem e quer mudar; enfim!

Converse mais com você mesma. Saiba se atentar às suas próprias características. Avalie os seus comportamentos, as suas ações, atitudes, pensamentos… Tudo isso servirá de alicerce para ser mais forte!

2- Como ser uma mulher forte emocionalmente: Aceite que todos temos pontos fortes e fracos

Por meio do seu autoconhecimento é bem possível que você chegue em algo delicado: os seus pontos fracos, também chamados de “defeitos”. Não olhe para eles como uma falha que merece retaliação, não é assim que funciona!

Todo ser humano tem limitações e falhas, pois ninguém nesse mundo nunca foi e jamais será perfeito. Sendo assim, veja as suas “falhas” como uma oportunidade de buscar novos conhecimentos, habilidades e aprimoramentos.

Dessa maneira você se mantém em constante desenvolvimento, sempre descobrindo novos horizontes e possibilidades.

Veja também: Como controlar as emoções para não comprar por impulso

como ser uma mulher forte emocionalmente
Como ser uma mulher forte emocionalmente: Silhueta de mulher de braços abertos sob o sol. Foto: Freepik

3- Como ser uma mulher forte emocionalmente: Saiba escutar as suas emoções diante do dia a dia

Como ser uma mulher forte emocionalmente sem se atentar para, de fato, as suas emoções? Fica inviável, concorda?

Portanto, comece a ouvir melhor as suas próprias emoções. Dê atenção ao que você sente no seu dia a dia, e veja como você costumava reagir a essas emoções. Acredite, você vai se surpreender com a quantidade de vezes que acabamos sendo impulsivos.

Depois de perceber isso, você se tornará mais consciente de si mesma e passará a pensar melhor antes de agir, impedindo que as emoções “mandem” em você.

4- Como ser uma mulher forte emocionalmente: Não permita que os gatilhos emocionais comandem as suas ações

Seguindo o gancho do que foi trazido no tópico acima, também é importante que você compreenda quais são todos os gatilhos emocionais que mais mexem com você. Isso pode lhe deixar mais bem preparada para momentos específicos da sua rotina.

Por exemplo, se você é uma pessoa muito tímida e se sente constrangida com facilidade, saber que terá que apresentar um trabalho pode ser algo torturador, não é mesmo? Então comece a pensar que quem manda no gatilho é você, pois você pode prever que se sentirá tímida e preparar-se para lidar com isso da melhor forma possível.

Da mesma maneira, quando alguém falar algo que lhe tire do sério, você saberá notar que isso foi um gatilho para o estresse e não permitirá que apenas um fragmento do seu dia estrague tudo o que aconteceu de bom, certo?

como ser uma mulher forte emocionalmente
Como ser uma mulher forte emocionalmente: Mulher no campo com os braços abertos. Foto: Freepik

Leia mais: Saúde mental e trabalho remoto: Como manter o bem-estar trabalhando em casa

5- Entenda que os obstáculos fazem parte da vida – e lembre-se das suas vitórias

Nem sempre estaremos felizes. Nem sempre estaremos empolgadas. Faz parte da vida! Quanto antes nos damos conta de que a tristeza e as infelicidades servem como um alicerce para equilibrar as nossas emoções, e não para nos deixarmos “mal”, a nossa vida muda.

Lembre-se sempre de que os obstáculos fazem parte do nosso crescimento. Ninguém sobe uma escada em linha reta, concorda? Da mesma forma, considere ainda que não existe felicidade sem a infelicidade. Parede difícil? Mas imagine uma vida sem tristezas… Como seria possível saber que estamos alegres? Qual seria a forma de mensurar isso? Reflita!

como ser uma mulher forte emocionalmente
Como ser uma mulher forte emocionalmente: Mulher sorrindo e fazendo coração com as mãos. Foto: Freepik

6- Não se diminua em prol do outro – nem tente agradar a todos

Outro ponto importante sobre como ser uma mulher forte emocionalmente é o fato de nunca tentar agradar a todos, tampouco se diminuir por conta de alguém.

Nós sempre devemos estar em primeiro lugar em nossas vidas. Ninguém tem o direito de roubar o nosso bem-estar. Somos donas de nós mesmas e devemos sempre priorizar nossos sentimentos e emoções.

Isso não é ser egoísta. É ser justa. Claro que podemos ter empatia, mas a empatia nunca deve ultrapassar um limite que nos exponha a algo que nós não queremos.

Veja estas outras dicas: Fatos pouco conhecidos sobre as emoções

7- Entenda que todos mudamos – e isso é bom

Às vezes as pessoas caem naquele erro de achar que têm uma essência inabalável. Na verdade, podemos sim ter traços que carregamos conosco a vida toda, mas isso não quer dizer que nunca iremos mudar. Esse pensamento é errôneo.

como ser uma mulher forte emocionalmente
Como ser uma mulher forte emocionalmente: Mulher na praia de braços abertos. Foto: Freepik

Ter a ideia de que não é bom mudar, acabamos nos fechando para novas experiências e oportunidades na vida. Sendo assim, entenda que uma mulher emocionalmente forte sabe exatamente quando é o momento de abrir mão de algo e mudar de vida.

Saber pôr um fim em alguns ciclos é importantíssimo para manter as emoções equilibradas. Novamente voltamos ao ponto que comentamos diversas vezes neste conteúdo: o de se colocar em primeiro lugar.

Veja o que você pode fazer para mudar a vida, a rotina, o dia a dia, e assim ser mais feliz e de bem consigo mesma. E sempre pense que as mudanças, por mais assustadoras que possam parecer, fazem parte de uma vida feliz e saudável.

como ser uma mulher forte emocionalmente
Como ser uma mulher forte emocionalmente: Mulher feliz ao ar livre. Foto: Freepik

8- Faça psicoterapia e aprenda ainda mais sobre si mesma

Por fim, a nossa última sugestão de como ser uma mulher forte emocionalmente é justamente fazer psicoterapia. Por meio dela você poderá se autoconhecer ainda mais, aprender a gerenciar as suas emoções e compreender mais sobre as suas atitudes, ações, sonhos, desejos, etc.

Dê esse passo em prol de você mesma e veja o quanto isso poderá mudar a sua vida! Invista na sua saúde mental!

Leia também:

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui