Manter uma boa relação entre saúde mental e trabalho remoto não é a tarefa mais simples do mundo, e a gente sabe disso. Mas, em tempos de pandemia, nos vemos obrigados a aprender a lidar com esse tipo de situação, a fim de diminuir o estresse e a ansiedade que a nova rotina é capaz de gerar.

Para saber mais sobre esse tipo de equilíbrio, acompanhe o nosso conteúdo de hoje e veja como você pode desenvolver uma rotina que priorize o seu bem-estar e a sua saúde mental. Vamos lá?

Para ler mais tarde: 7 maneiras de manter o bem-estar e a produtividade trabalhando em casa

saúde mental e trabalho remoto
Mulher sorridente no trabalho remoto. Foto: Freepik

Como manter o equilíbrio entre saúde mental e trabalho remoto?

Para manter o equilíbrio entre saúde mental e trabalho remoto é necessário exercitar a sua paciência. Afinal, haverá dias que a sensação de desgaste falará mais alto, e o simples fato de já estar em casa, o tempo todo, poderá acarretar em um aumento dessa sensação.

Por isso, você deverá desenvolver a sua resiliência e aprender a lidar com os sentimentos que vêm sendo aflorados durante o processo de adaptação à nova rotina. Além disso, outras considerações igualmente importantes poderão ser levadas em conta ao longo do caminho. Veja a seguir cada uma delas:

Para manter a saúde mental no trabalho remoto, estabeleça limites

Estabelecer limites para si mesmo é fundamental. Muitas vezes, como trabalhamos em casa, podemos ter certa dificuldade para impor o que é horário de trabalho e o que é o momento de descanso e diversão. É muito comum se deixar levar pela tentação de “trabalhar mais um pouquinho”, sem se dar conta que essa ação pode gerar desgaste físico e emocional.

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Saúde mental e trabalho remoto: Mulher conversando ao telefone enquanto mexe no notebook. Foto: Freepik

À medida que você ultrapassa esse limite saudável, a tendência é que comece a se sentir mais cansado e menos motivado, por perceber que a carga de trabalho é muito intensa e parece “não ter fim”. Além disso, a sensação de dever cumprido pode nunca aparecer, afastando o equilíbrio da sua saúde mental.

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Portanto, nada de se deixar levar por aquela ansiedade de querer tudo para ontem, hein? É preciso respeitar os seus limites, para não cair no erro de trabalhar sem hora para parar. Todo mundo possui limites pessoais, descubra quais são os seus e respeite isso. Não se sobrecarregue e mantenha o equilíbrio entre saúde mental e trabalho remoto!

Saúde mental e trabalho remoto: Estruture o seu espaço e horário de trabalho

Ter um ambiente específico para executar o seu trabalho também é fundamental. Isso fará com que o seu cérebro consiga manter o foco com mais coesão, pois compreenderá que é o momento de estar atento e concentrado na sua atividade.

É justamente por isso que você deve evitar trabalhar “de qualquer jeito” e “em qualquer ambiente”, afinal, as chances de as distrações reinarem, nessas circunstâncias, são muito grandes.

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Saúde mental e trabalho remoto: Mulher feliz tomando café enquanto trabalha. Foto: Freepik

Portanto, crie um cantinho em sua casa para poder trabalhar remotamente. E você nem precisa investir em uma decoração impecável para o seu home office, ok? Às vezes, até mesmo a mesa da cozinha pode ser interessante para o seu trabalho. Desde que, todos os dias, você monte esse cantinho dedicado às atividades cotidianas, é claro.

O segredo é conseguir estabelecer uma rotina. Isso fará com que haja um bom equilíbrio entre saúde mental e trabalho remoto.

Afinal, você saberá qual é o momento de iniciar o seu trabalho, e qual é a hora de acabá-lo. Mais tarde, essa organização lhe ajudará com as suas metas e objetivos, melhorando os seus resultados.

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Estruture o seu ambiente de trabalho e tenha um expediente bem definido, ok?

Tenha um cronograma de atividades diárias e siga-o

Além de ter um bom espaço, organizado e limpo, para trabalhar, você também deverá ter um cronograma. Afinal, não adianta ir para o trabalho (ou para o escritório em casa), sem um plano definido, concorda?

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Saúde mental e trabalho remoto: Mulher empreendedora no seu trabalho. Foto: Freepik

O ideal é que você estruture as suas tarefas no dia anterior. Isso vai lhe ajudar a ter uma visão mais ampla do seu dia, antes mesmo de ele começar. Além disso, você conseguirá se organizar com muito mais calma, sem aquela pressa que poderia aparecer caso você decidisse se organizar apenas pela manhã.

Sendo assim, crie um cronograma que represente as suas principais obrigações do dia, considerando que:

  • Você estabeleça as suas prioridades, para saber o que deve ser feito primeiro;
  • Aponte quais atividades requerem mais atenção e foco;
  • Estabeleça uma margem de erro, para possíveis imprevistos;
  • Separe um tempo para responder e-mails e dar atenção ao seu chefe ou clientes;
  • Estruture um checklist para não se perder ao longo do dia.

Todas essas ações vão lhe ajudar a estabelecer uma rotina que mantenha o equilíbrio entre saúde mental e trabalho remoto.

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Mulher sorrindo enquanto trabalha. Foto: Freepik

Prepare-se para ir trabalhar e mantenha a boa relação entre saúde mental e trabalho remoto

Você tem se preparado para ir trabalhar? Ou tem, simplesmente, acordado e ido ao escritório, sem critério algum?

Bom, se o seu caso segue a segunda opção, temos uma notícia para você: esse tipo de ação pode estar minando a sua produtividade.

Por isso, comece a criar uma rotina de pré-trabalho. Fuja daquela ideia de ficar mais tempo na cama, acreditando que isso fará a diferença no seu dia. Na realidade, você apenas se sentirá mais cansada ao levantar, e a procrastinação atrapalhará os seus resultados.

Com isso em mente, estabeleça uma rotina matinal onde:

  1. Você possa acordar com calma, sem ter que “pular da cama”;
  2. Você consiga arrumar a sua cama;
  3. Você possa tomar um banho que ative a sua mente e o seu corpo, além de ser um momento para os seus cuidados pessoais, logo pela manhã;
  4. Você consiga ter contato com a luz natural e sinta o clima do dia;
  5. Você se vista de acordo com o seu trabalho;
  6. Você consiga se exercitar e tomar o seu café da manhã sem ter que correr contra o tempo;
  7. Você possa ligar o seu computador e iniciar as suas atividades sem aquela pressa sem fim.

Acredite, essas ações fazem toda a diferença quando o assunto é saúde mental e trabalho remoto.

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Saúde mental e trabalho remoto: Mulher trabalhando no seu computador. Foto: Freepik

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Saúde mental e trabalho remoto: Pratique hábitos saudáveis no seu dia a dia

Ter hábitos saudáveis também é fundamental. Afinal, como construir uma relação sólida entre saúde mental e trabalho remoto se você não segue uma rotina que priorize o seu bem-estar e a saúde do seu corpo? Pois é!

Por isso, é essencial que você comece a praticar exercícios físicos, tenha uma boa noite de sono e construa uma rotina alimentar balanceada e estruturada. Todos esses detalhes, em conjunto, vão lhe ajudar a estabelecer mais bem-estar e saúde na sua rotina.

E quando nós nos sentimos mais equilibrados, muitos benefícios são explorados, não é mesmo? Podemos citar, por exemplo:

  • Melhora na autoestima;
  • Mais disposição no dia a dia;
  • Sensação de produtividade;
  • Bem-estar e prazer em executar tarefas diárias;
  • Mais foco e concentração;
  • Saúde física e mental sempre em dia;
  • Entre outras muitas vantagens.

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Saúde mental e trabalho remoto:  Tenha um hobby e momentos de descanso e descontração

Lembra quando comentamos, anteriormente, que é muito importante você estabelecer limites e um expediente de trabalho eficiente? Pois bem. Além de descansar, é preciso que você também tenha um hobby e consiga descontrair a sua mente, eventualmente.

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Saúde mental e trabalho remoto: Mulher concentrada em seu trabalho remoto. Foto: Freepik

Esse tipo de atividade irá descarregar as sensações de estresse e ansiedade que a rotina corrida pode proporcionar. Além disso, você se sentirá muito mais motivada no dia a dia, afinal, saberá que no fim do dia poderá aproveitar a sua série favorita ou alguma atividade que lhe desperte bem-estar.

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Lembre-se ainda de que o seu hobby não precisa ser algo grandioso e muito fora de padrão, como viajar pelo mundo ou fazer algum esporte muito “diferente”. Na realidade, o seu hobby pode ser algo pequeno, mas que para você signifique muita coisa.

Quer um exemplo? Você pode gostar de escrever pequenos textos em uma agenda; colorir desenhos; fazer artesanato; praticar pilates; enfim! Não precisa ser algo que quebre a sua rotina de maneira intensa, mas sim, pode ser, simplesmente, algo que você ame.

Eduque os seus clientes na hora de atendê-los para ter uma boa relação entre saúde mental e trabalho remoto

Sabia que um dos maiores erros que as pessoas cometem ao tentar manter uma boa relação entre saúde mental e trabalho remoto é que simplesmente não conseguem educar os seus clientes? Pois é…

Mas o que esse “educar” quer dizer? Bom, não estamos dizendo que você precisa ensinar os “bons comportamentos” aos seus clientes, mas é necessário que você saiba atendê-los da maneira certa.

Por exemplo, responder rapidamente e de maneira afobada, todas as mensagens, passará uma imagem de que você está ali, a todo momento, disponível para atendê-lo. Isso, mais tarde, poderá desencadear uma sobrecarga em você, além de fazer com que o cliente se sinta incomodado quando você demorar.

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Agora, estabelecer um horário para responder mensagens e e-mails, e manter isso bem claro e “rígido”, até certo ponto, será muito melhor. É claro que em algumas situações a resposta imediata será necessária, mas é preciso saber avaliar cada circunstância para não criar uma verdadeira dor de cabeça para você.

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Saúde mental e trabalho remoto: Mulher trabalhando em casa. Foto: Freepik

Quem sabe da sua rotina de trabalho e disponibilidade é você mesma. Não deixe com que os outros tentem comandar sobre os seus horários, nesse sentido, ok?

Dê pausas saudáveis e inteligentes durante a rotina de trabalho

A harmonia entre saúde mental e trabalho remoto está presente nas pequenas coisas e nos pequenos detalhes. Uma delas é o uso inteligente das pausas durante a rotina de trabalho.

Trabalhar sem parar ou com a intenção de “acabar o quanto antes” pode sobrecarregar a sua mente e, pasme, fazer com que o resultado demore ainda mais. Isso mesmo!

Esse tipo de efeito pode acontecer porque o nosso cérebro, de tempos em tempos, satura o seu foco e concentração. Logo, a tendência é que a nossa mente não consiga se manter muito ativa, por muito tempo, ininterruptamente.

As pausas são fundamentais para que a energia mental se restabeleça e nós consigamos seguir focados.

A nível de exemplo, você pode recordar quando você fez um trabalho muito longo… Você fez pausa durante a construção do seu projeto, ou trabalhou sem parar?

Se você trabalhou sem parar, sabe o quanto o cansaço mental pode ter lhe atrapalhado, certo? Agora, se você fez pausas, sabe o quanto se sentiu mais motivado e produtivo. Reflita sobre isso!

Comece a fazer pausas estruturadas e que sejam realmente eficientes. Isso é fundamental para garantir que a sua mente não se sobrecarregue e você consiga concluir as suas obrigações com mais coesão e maestria.

A relação entre saúde mental e trabalho remoto está nos pequenos detalhes, e você deve se atentar a eles. Da mesma forma, lembre-se de que quando for fazer as suas pausas, você deve cuidar para não procrastinar. Mas sim, use as pausas com consciência e consideração por si mesma.

Veja também: Procrastinação: Entenda o que é e como combater

Seguindo todas essas dicas, temos certeza de que você se sentirá muito mais produtiva e feliz no trabalho remoto.

Bom trabalho para você!

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