corrimento marrom é costumeiramente normal após o término da menstruação pois é neste período que há a saída de coágulos de sangue. Além disso, este corrimento também é bastante comum quando aparece depois do contato íntimo durante a menstruação e gravidez, justamente porque pode haver uma irritação das paredes da vagina.

Este tipo de corrimento, para ser considerado normal, deve durar menos do que 3 dias. Além desse período ele pode significar sinais de uma infecção vaginal, cistos e até mesmo alterações no colo do útero. Por conta disso, se o corrimento não passar ou você sentir algum desconforto como irritação e coceira, é adequado que procure auxílio médico.

corrimento marrom
Mulher usando calcinha de renda com flor. Foto: Freepik

Quando o corrimento marrom é normal?

Como mencionamos anteriormente, o corrimento marrom pode ser visto como um sintoma bastante comum no organismo feminino. Existem alguns casos dos quais ele pode ser considerado normal e, quando fora destes fatores, o adequado é que você procure o seu médico.

Para tanto, este corrimento é considerado normal quando ocorre:

  • Durante a adolescência;
  • Após o contato íntimo (durante a gravidez);
  • Nos primeiros dias após o término da menstruação;
  • Quando há algum tipo de alteração hormonal no corpo da mulher;
  • Quando ocorre a troca de anticoncepcional, tendo em vista que o mesmo gera alteração hormonal.

De todo modo, se o corrimento estiver dentro de alguns destes requisitos citados acima, porém, apresente forte odor, dor, coceira, irritação ou dure mais do que 3 dias, é importante que você consulte o seu médico para mais informações.

Leia também: Teste de gravidez positivo: O que fazer?

Quando devo ir ao ginecologista?

Apesar de este tipo de corrimento acontecer de maneira costumeira em diversas mulheres, ele também pode ser um sinal de que algo não está indo tão bem. Por isso é tão importante que você observe todos os sinais anormais do seu organismo, a fim de garantir que não haja nada “fora” do controle.

corrimento marrom
Mulher com a mão na virilha demonstrando dor. Foto: Frepik

Desse modo, é adequado que você visite o seu ginecologista quando:

  • O corrimento da cor marrom durar mais de 3 dias;
  • Surgir acompanhado de outros sinais, como cheiro, coceira, dores abdominais, etc.;
  • Quando o mesmo é intercalado com sangramento vermelho vivo.

Considerando estes fatores, o médico poderá observar o corrimento e o colo do útero, para que seja feito um diagnóstico preciso e, com isso, encaminhe-se para o tratamento mais adequado ao momento.

Quais doenças podem estar relacionadas com o corrimento?

Compreender os sinais do seu corpo é um importante passo para manter a sua saúde sempre em dia. Considerando o corrimento marrom, no entanto, é possível que (quando não enquadrado nos sintomas normais) você possa estar diante de outras doenças (e por isso a consulta ao ginecologista é tão importante). Dentre as principais doenças, destacamos a seguir as mais comuns:

  • Câncer do colo do útero;
  • Endometriose;
  • Infecções sexualmente transmissíveis;
  • Síndrome dos ovários policísticos;
  • Cisto no ovário;
  • Irritação do colo do útero.

Estas são as doenças mais comuns em que o corrimento marrom pode estar relacionado. Entretanto, observe se há outros sintomas envolvidos com o quadro, para que, dessa forma, o diagnóstico aconteça o quanto antes e você possa fazer o tratamento adequado para o seu caso em específico.

Leia também: Conheça os exames que toda gestante deve fazer

Mantenha a sua visita regular ao médico

Manter a visita regular ao médico ginecologista é muito importante. Isso porque as doenças femininas, relacionadas especialmente ao útero, em sua grande maioria são silenciosas. Por isso que o exame anual é tão importante.

Dessa maneira, procure manter uma rotina de cuidados que vá além de momentos com sintomas. Mas sim, proteja-se e mantenha-se bem cuidada em todos os momentos. Observe o seu corpo e sinta-o, para sempre estar atenta a qualquer mudança ou desequilíbrio.

Corrimento marrom: Quando é normal?
Mulher com dores abdominais. Foto: Freepik

Assim você mantém a sua saúde e ainda por cima prova a importância do seu corpo para si. Cuide-se! Afinal, você é e sempre será a pessoa mais importante da sua vida, não é mesmo? E o corrimento marrom pode ser apenas um sinal de que está na hora de dar uma atenção a mais para si mesma.

Leia também: Câncer no colo do Útero – Sintomas e Tratamentos

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui