Você é feliz? Tem se sentido satisfeito com a vida que tem? Ou ainda tem dúvidas quanto à sua felicidade?

Fique tranquila! É muito comum sentir-se em dúvida com relação ao que acontece em nossa volta. Trata-se de algo natural e que todo mundo sente, querendo ou não.

Entretanto, esta dúvida pode acabar ditando “falsas certezas” de infelicidade, especialmente quando pensamos em conquistas materiais.

Portanto, se você quer saber se você é feliz, de fato, acompanhe este texto e vamos discutir este assunto importante.

Para ler mais tarde: Hobby: Como encontrar uma atividade que te faça feliz

Saiba se você é feliz a partir de 7 características

Existem algumas características que podem representar que você é feliz e, muitas vezes, nem se dá conta. Afinal, quem é que nunca teve a sensação de que no passado era mais feliz, e não tinha percebido, não é mesmo?

você é feliz
Mulher de olhos fechados inspirando o ar em frente à paisagem. Foto: Freepik

Isso acontece, pois de maneira geral, costumamos moldar o nosso presente partindo de lembranças e de coisas que já aconteceram. Por isso, costumamos refletir que em determinado momento éramos mais felizes, e esquecemo-nos de avaliar os dias atuais.

Entretanto, você pode usufruir das 7 características abaixo para refletir acerca da sua vida no dia a dia, veja:

Empatia

Uma pessoa que costuma estar de bem com a própria vida começa a demonstrar maiores sinais de empatia. Afinal, ela pode se comover com as necessidades de outra pessoa, criando assim um círculo de amizade saudável, baseado em uma escuta, com o intuito de ajudar o outro, de uma maneira natural.

Sensação de dever cumprido

Ao longo dos dias, você tem sentido que tem cumprido todos os seus deveres? Ou, no fim da tarde, a sensação de não ter feito tantas coisas úteis o invade?

Bem, se você é feliz, poderá perceber que a maior parte do tempo está sentindo uma sensação de bem estar por ter cumprido com mais um dia cheio, de maneira precisa. Entretanto, se a sensação de não atingir as expectativas o persegue, talvez seja o momento de analisar a situação.

Bom humor

É claro que o bom humor aparecerá com bastante frequência se você é feliz. Afinal, a energia positiva é um ponto forte de pessoas que estão satisfeitas consigo e com a vida. Assim, embora os desafios e os momentos mais difíceis possam aparecer, uma pessoa de bem com a vida conseguirá encontrar caminhos mais leves e promissores.

Leia também: Como ter um relacionamento longo e feliz

Além disso, entenderá que seus erros e dores também servem de aprendizado. E com isso não terá tanta sensação de humor negativo no seu dia a dia.

você é feliz
Mulher usando peruca rosa com coroa, feliz enquanto posa para a foto. Foto: Freepik

Valorização de relacionamentos

Uma pessoa que se sente feliz, costumeiramente apresentará mais capacidades sociais de manter-se perto da sua família e dos seus amigos.

Isso porque percebe que o isolamento não é uma atitude tão positiva para si, embora os momentos de reflexão, sozinha, possam sim serem interessantes.

De todo modo, isso não significa que você precisa ter a disposição de se manter por perto de todos, o tempo todo. Mas sim, que você compreende a importância de interagir com quem você ama, sem fugir deste contato.

Leia mais: Como aumentar a autoestima? Dicas para te ajudar

Paciência e calma

A paciência e a calma também são características de pessoas que se sentem felizes. Isso porque, mesmo se deparando com situações difíceis e que requerem dedicação para serem solucionadas, elas ainda se sentem calmas a ponto de planejar caminhos mais inteligentes de execução.

Além disso, a paciência para aguardar algo também é bem evidente. Afinal, a pessoa perceberá que para ter determinado benefício ela deverá exercitar a sua paciência. E alguém que não se sente realizado e feliz pode não ter essa capacidade de esperar com tranquilidade.

você é feliz
Mulher feliz brincando com o seu cachorro. Foto: Freepik

Tem um bom conhecimento de si

Pessoas que têm um bom conhecimento sobre si, seus gostos, desejos e anseios, sabe lidar melhor com suas emoções. Consequentemente, momentos de desequilíbrios emocionais intensos serão menos recorrentes.

Afinal, a pessoa saberá, de antemão, os seus possíveis limites e qualidades, trabalhando a vida dentro destas perspectivas. Enquanto que, quem não possui um autoconhecimento aprofundado, poderá ter dificuldades para lidar com situações do dia a dia, gerando mais angústias e tristezas.

Mantém o foco nos objetivos

Outro ponto importante que você precisa pensar sobre o favor de você ser ou não feliz, é com relação aos objetivos que você tem em sua vida. Você costuma traçar metas? E ainda, tem sentido que tem as alcançado? Como estão os seus planos para o futuro?

Pessoas felizes costumam saber exatamente aonde querem chegar. Além de terem o cuidado de sempre manterem-se ativas em seus objetivos e planos. Sabem esperar e, por conta disso, vivem em prol de princípios maiores, que não estão vinculados ao presente.

Veja também: Como impedir a negatividade de estragar seu dia

Ao mesmo tempo, isso não quer dizer que o presente é simplesmente deixado de lado. Mas sim, que ela sabe administrar os momentos de se dedicar ao futuro, focando em suas metas, e como é possível aproveitar o seu presente dentro disso.

Você é feliz e nem sabe: A felicidade pode estar camuflada – ache-a!

Lembra que no começo do nosso artigo mencionamos a nostalgia? Que vem quando pensamos em um momento feliz, e só agora nos damos conta daquela felicidade? Pois é!

Por isso, tente sempre exercitar o pensamento de encontrar a felicidade camuflada no seu presente. Muitas vezes ela está escondida atrás de um pequeno sentimento de insatisfação.

você é feliz
Mulher de pijama na cama jogando confetes em forma de estrelas para cima. Foto: Freepik

Uma forma de conseguir isso é colocando na ponta do lápis o que lhe faz feliz, hoje, e o que não faz tanto. Perceba o peso das coisas em sua vida, para compreender melhor os dois lados.

Certamente você encontrará muitos motivos que dizem que você é feliz e nem sabe!

Você é feliz? Mas, o que é ser feliz?

Você é feliz? Baseando-se nos pontos que trouxemos acima, agora você consegue responder a este questionamento com mais clareza?

Bem, pode ser que as coisas ainda estejam confusas para você, e tudo bem. Acontece que cada pessoa possui um conceito próprio de felicidade.

Para você, ser feliz pode ser terminar de ler aquele livro que você ama, ou assistir aquele filme no fim de tarde. Para outras pessoas, ser feliz pode ser correr no parque, ou nadar em um rio. Tudo é muito subjetivo.

Quando você pensar em felicidade, além de considerar as características que trouxemos no decorrer do artigo, lembre-se também que felicidade não é a mesma coisa que ausência de tristeza.

Você poderá gostar de: Viver Mais E Melhor? Aprenda Com As Japonesas

Isto é, uma pessoa feliz também fica triste. A felicidade só existe, pois a tristeza está aí para contrapor. Se você não sente tristeza nunca, como poderá experimentar a felicidade de fato?

você é feliz
Mulher feliz de braços abertos na praia. Foto: Freepik

Um exemplo que poderá fazer você pensar sobre o assunto é o filme “Divertidamente”. Nele você encontra informações valiosas sobre o quanto a tristeza é importante e faz parte da vida de qualquer pessoa.

Assim, quando você compreende que dias de desânimo e tristeza são importantes para a saúde mental, você notará que os momentos felizes são mais valiosos do que você imaginava. E ainda: lembre-se sempre que a felicidade é subjetiva, e trata-se de um acoplado de pequenas felicidades.

Ninguém é feliz o tempo todo. Temos pequenas felicidades em diversos contextos, que são responsáveis por preencher os nossos dias de uma maneira interessante e, claro, feliz. 

Você é feliz?

Leia também: Sete Atitudes para Viver com Mais Qualidade

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui