Conheça os 7 maiores mitos sobre alimentação, temos certeza de que você vai se surpreender como alguns alimentos não são completos vilões para a saúde humana!

De todo modo, adotar uma alimentação saudável apresenta muitos benefícios, tanto para o corpo, quanto para a saúde da mente humana. Por isso, muitos estudos sobre os alimentos têm levantado hipóteses de que existem alimentos que previnem doenças, ajudam a emagrecer e a apresentar maior disposição.

E mesmo com afirmações científicas acerca dos benefícios de alguns alimentos, nos deparamos com muitas notícias falsas sobre determinadas preparações.

Os 7 maiores mitos sobre alimentação
Mulher sorrindo enquanto come a sua salada. Foto: Freepik

Por isso, se você quer adotar uma rotina de cuidados, conheça os 7 maiores mitos sobre alimentação, entre eles estão um tipo de dieta adotada por muitas pessoas.

Para ler mais tarde: Alimentos para evitar durante a gravidez

7 maiores mitos sobre alimentação – Se surpreenda com o nº 5

Nem todas as informações que encontramos são verdades, e alguns especialistas da saúde humana procuram desmistificar mitos e verdades sobre alimentação.

Sendo assim, através de pesquisas e fala de especialistas, trouxemos quais são os maiores mitos da alimentação, algumas crenças são tão antigas que nem se sabe como surgiram. Veja abaixo:

Leia também: Como turbinar sua imunidade no verão 2021

Maiores mitos sobre alimentação – Alimentos com pouca gordura são os mais saudáveis

Muitos alimentos que se dizem light apresentam a frase “baixo teor de gordura” em suas embalagens, sendo assim, um motivo para duvidar.

Os 7 maiores mitos sobre alimentação
Mulher segurando duas maçãs enquanto come uma. Foto: Freepik

Afinal, o que será usado para substituir o sabor da gordura? Qual alimento fará a função de deixar a comida com uma textura considerável?

A resposta para essa pergunta é que, na maioria desses alimentos, a gordura é substituída por carboidratos que podem fazer mal, além de muito sódio usado na receita.

Um desses carboidratos muito usado é o maltodextrina, que se for consumido em grandes quantidades, pode aumentar a produção de insulina no sangue.

A mesma coisa vale para alimentos com “zero gordura trans”, saiba que a ANVISA permite que empresas anunciem dessa forma, mesmo contendo 0,2% na porção do alimento.

Por isso, antes de cortar de vez as gorduras do seu organismo, faça um check-up de saúde, pois algumas dessas gorduras fazem bem para a sua saúde.

Os 7 maiores mitos sobre alimentação
Mulher alimentando-se bem. Foto: Freepik

Veja também: Termogênicos e Queimadores de Gordura

Maiores mitos sobre alimentação – Leite é o único alimento rico em cálcio

Muita gente cresceu com o lema “tome leite, ele faz bem para os ossos”, e isso é até uma verdade, mas não é o único alimento rico em cálcio.

A ciência explica que a saúde dos ossos vai além de consumir cálcio, nosso corpo precisa de outros alimentos para suprir essa necessidade.

Além disso, vitaminas do complexo D e E também fazem parte da lista de alimentos bons para os ossos, assim como vitamina K e o magnésio.

Tudo bem, sabemos que o leite também contém vitamina D, porém, essa vitamina e os outros benefícios para os ossos podem ser encontrados em outros alimentos.

Por exemplo, folhas escuras possuem alto teor de cálcio e vitamina K, já o magnésio é encontrado em alimentos naturais como amêndoas e aveia, diferente do leite.

Veja mais: Dieta sem derivados do leite faz bem para saúde?

Os 7 maiores mitos sobre alimentação
Mulher sorridente preparando a sua salada. Foto: Freepik

Maiores mitos sobre alimentação – Deixar de comer carboidrato emagrece

Deixar de comer carboidratos para emagrecer pode sim ser um mito, e vamos te explicar o porquê, já que este é um dos principais meios do corpo ganhar energia.

Saiba que ao reduzir ou cortar de vez os carboidratos do seu organismo, você estará mexendo com o equilíbrio do seu corpo.

Pois a partir do momento que você deixa de consumir alimentos com carboidratos, seu corpo pode sim queimar as gordurinhas.

No entanto, o que pode acontecer depois é que você continua a perder peso, só que em massa magra, como por exemplo os músculos.

Os resultados desse processo podem trazer prejuízos a sua saúde, como mal funcionamento do intestino, baixa glicemia e uma musculatura corporal enfraquecida.

Por isso, dizer que deixando de comer carboidratos você emagrece é um mito, pois o ato de emagrecer deve ser entendido como um processo saudável e não prejudicial à saúde.

Leia também: Os Melhores Sucos para Emagrecer

Os 7 maiores mitos sobre alimentação
Prato com alimentos saudáveis. Foto: Freepik

Maiores mitos sobre alimentação – Ovo aumenta os níveis de colesterol

Quem nunca ouviu as pessoas dizendo que o ovo aumenta os níveis de colesterol? Ou que consumir ovos demais obstrui as veias do coração?

Apesar de o ovo ser rico em colesterol, é preciso entender que este alimento possui 200 mg em cada unidade, o que o nosso corpo de forma natural também produz.

Quando consumimos o colesterol do ovo ou de qualquer outro alimento, nosso corpo identifica essa ação, produzindo naturalmente em menor quantidade.

Aliás, é importante saber que o vilão é o óleo de soja usado para fritar o ovo, por isso, se possível substitua por azeite de oliva ou use óleo de coco para fritar.

Maiores mitos sobre alimentação – Alimentos consumidos após às 19h engordam mais

Na mesma ideia de cortar os carboidratos, está a afirmação de que os alimentos consumidos após às 19h engordam mais, sendo este o principal influenciador de ganho de peso.

Muitas pessoas deixam de comer durante a noite acreditando que comer durante o dia engorda menos, sendo este um truque para perder peso.

Contudo, não importa se você janta as 17h ou 19h, o fato é que o metabolismo de cada pessoa funciona diferente uma das outras.

O que acontece é que o metabolismo, com o estômago muito cheio, pode diminuir a velocidade, digerindo a comida mais devagar.

Os 7 maiores mitos sobre alimentação
Diversos alimentos saudáveis sobre a mesa. Foto: Freepik

Por isso, pular uma refeição não garante que você vá emagrecer, mas sim, quando uma dieta é rica e balanceada com nutrientes essenciais para o corpo é que podemos ter bons resultados.

Além disso, quando essa dieta é combinada com exercícios regulares, fica mais fácil perder peso com saúde e sem abrir mão de uma refeição.

Leia também: 10 dicas de tênis feminino para fazer exercícios

Maiores mitos sobre alimentação – Consumir granola ajuda a emagrecer

Falando em dietas, a granola é um dos alimentos que muitas pessoas acreditam que são mais saudáveis e ajuda a emagrecer.

Porém, precisamos lhe informar de que isso não passa de um mito! Onde ao consumir granola pode até ser mais prejudicial do que outros cereais.

Encontradas muitas vezes em mercado, a granola é um produto industrializado disfarçado de “saudável”, pois contém alto teor de açúcar e óleo.

Dessa forma, prefira os cereais naturais como aveia, mix de grãos, linhaça e até uma granola mais natural para incluir no seu cardápio.

Veja também: Top 15 receitas de lanches rápidos

Os 7 maiores mitos sobre alimentação
Mulher comendo salada no pote. Foto: Freepik

Comer laranja é a melhor forma de aumentar os níveis de vitamina C

A vitamina C é um dos principais nutrientes que nosso corpo precisa, auxiliando no sistema imunológico, pele e combate do mau humor.

Contudo, o nosso corpo não armazena o nutriente, sendo preciso ingerir uma quantidade considerável que nosso organismo precisa.

Neste sentido, se você quer comer várias laranjas durante o dia, saiba que ela não é a melhor opção para repor a vitamina C no organismo.

A laranja possui 70 mg de vitamina C e 70 calorias por fruta, já uma metade de pimentão possui a mesma quantidade de vitamina C e apenas 20 calorias.

Ao invés de comer laranja para aumentar a quantidade da vitamina no sangue, prefira comer 7 morangos que possuem 40 calorias, o que acha?

Veja também: Como turbinar sua imunidade no verão 2021

Esses foram os 7 maiores mitos sobre alimentação, você já sabia da verdade de algum deles? Responda aqui nos comentários! Queremos saber quais mitos você conhece que ainda são ditos no seu dia-a-dia! Aguardamos o seu contato! 🙂

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui