Saber como evitar a procrastinação no ano novo é o objetivo de milhares – e até milhões ou bilhões – de pessoas pelo mundo. Afinal, a gente sabe que traçar as metas é algo prazeroso, divertido e muito legal de se fazer no fim do ano. Mas, na hora de cumprir… É aí que “mora o perigo”!

Portanto, é partindo desse “perigo” que nós fizemos o nosso conteúdo de hoje. Queremos lhe ajudar a ter um ano novo muito mais próspero e feliz, por meio da ação – que fica bem longe da procrastinação.

Preparada? Então vamos lá!

Veja também: Melhor mídia social para mulheres empreendedoras? 10 dicas

Como evitar a procrastinação no ano novo? Entenda por que procrastinamos

como evitar a procrastinação no ano novo
Mulher trabalhando com bebê no colo. Foto: Freepik

Não existe nenhum segredo ou pílula desconhecida de como evitar a procrastinação no ano novo. Na realidade, o único antídoto para a procrastinação são as nossas ações. Só que, ao mesmo tempo, o problema é conseguir agir… Mas por que isso acontece?

Na verdade, os seres humanos são naturalmente preguiçosos. Faz parte da nossa natureza. Isso se deve à nossa sobrevivência, uma vez que precisamos poupar energia para “caçar comida” e “fugir dos predadores”.

Porém, nós não somos mais animais da caverna, concorda? E justamente por isso é que devemos forçar o nosso corpo para usar a energia que ele tem disponível. E embora a gente entenda isso, o nosso cérebro nem sempre irá compreender bem…

Em outras palavras, o nosso corpo e a nossa mente sempre vão lutar a favor da procrastinação. O nosso cérebro sempre preferirá o conforto do sofá do que o suor ao correr na rua.

Leia mais: Restaurando a autoestima – 8 dicas para a autoestima

Isso não quer dizer que os exercícios não dêem prazer. Mas quer dizer que começar algo, e isso inclui os exercícios, pode ser bem difícil. Por isso, comece a dominar a sua mente antes de qualquer coisa. Assim você começará a lutar contra essa “falta de vontade”.

E depois de entender e dominar a sua mente, comece a colocar em prática as nossas outras dicas abaixo. Continue lendo e veja como evitar a procrastinação no ano novo!

1. Como evitar a procrastinação no ano novo: Entenda quais são os seus limites e trace metas reais

Além de dominar a sua mente e simplesmente aceitar que teremos preguiça (e que teremos que agir com preguiça mesmo), lembre-se de traçar metas reais.

Muitas vezes, as pessoas desistem das resoluções de ano novo por, simplesmente, traçar metas muito fora da realidade. Não que exista algo de fato impossível, mas, sabemos que nem todo mundo conseguirá correr uma maratona treinando apenas uma semana, concorda?

Leia mais: Mindfulness: Quais os benefícios para mulheres acima de 40 anos?

Em outras palavras, antes de fazer a sua lista de objetivos para o ano novo, converse consigo mesma e descubra quais são os seus limites. Se você quer perder peso, quanto será que é possível dentro de cada mês no ano? Pense sobre isso.

Afinal, apenas dizer que quer perder 20 kg por mês é algo muito fora da realidade, especialmente se você nunca fez dieta na sua vida.

Portanto, saiba reconhecer exatamente os seus limites e só depois disso crie metas hábeis e alinhadas com eles. 

Contudo, aqui vale um adendo: não estamos dizendo que você não deve se desafiar ou ultrapassar seus limites. Estamos apenas dizendo que você deve se respeitar e não criar metas que acabem frustrando e fazendo você desistir muito cedo.

2. Como evitar a procrastinação no ano novo: Considere que nem tudo está sob nosso controle

como evitar a procrastinação no ano novo
Mulher trabalhando com notebook na cozinha. Foto: Freepik

O segundo ponto que devemos levar em conta quando pensamos em como evitar a procrastinação no ano novo é que nem tudo está sob nosso controle.

Isso quer dizer que, volta e meia, algumas metas poderão ter relação com outras pessoas. Então, o que devemos fazer é apenas a nossa parte, e pronto.

Assim como não devemos ficar esperando a ação alheia para poder começar algo de verdade. Um exemplo: Se você combinou de começar a correr de manhã com a sua amiga, mas ela tem adiado o início do projeto, você não deve querer controlá-la e esperar para ir apenas quando ela for. Mas sim, deve começar o seu projeto pessoal.

Quando fazemos a nossa parte, nos sentimos mais realizados com nós mesmas. Faça o teste.

Veja também: Negócios para mulheres: 7 ideias e dicas para começar a empreender

3. Como evitar a procrastinação no ano novo: Entenda que às vezes as metas mudam

Apesar de querermos que você entenda como evitar a procrastinação no ano novo, também queremos que você esteja ciente de que as metas mudam. Quem você foi no último mês do ano passado não necessariamente tem relação com quem você é hoje, concorda?

E se essas mudanças acontecem dentro de nós, significa que devemos entender que nem sempre vamos querer o que queríamos no passado. E está tudo bem.

Quando uma meta não está mais alinhada ao que queremos de verdade, mas não temos coragem de tirá-la da lista, acabamos procrastinando-a. E pior: essa procrastinação tende a contaminar outras metas e objetivos que ainda são importantes.

Portanto, se tiver algo atrapalhando e que não faz mais sentido para a pessoa que você é no presente, simplesmente jogue fora a meta antiga. E, ah: nunca é tarde para incluir novas metas na sua lista de ano novo, está bem? 🙂

4. Como evitar a procrastinação no ano novo: Pense que se você não fizer, ninguém fará

como evitar a procrastinação no ano novo
Mulher fazendo anotações no caderno. Foto: Freepik

Nós precisamos educar a nossa mente. Quando a educamos, tendemos a dominá-la muito melhor do que quando agimos no piloto automático, baseando-nos apenas no que sentimos momentaneamente.

Isso quer dizer que você deve sempre pensar que se você não fizer, ninguém fará. Simples assim. As coisas não caem do céu. Por isso, sempre mentalize que é seu dever colocar a mão na massa e desenvolver os seus projetos, bem como construir os seus sonhos.

Desse modo você conseguirá, pouco a pouco, aprender a como evitar a procrastinação no ano novo na prática.

Leia mais: Mitos e verdades empreendedorismo feminino: Confira 9!

5. Como evitar a procrastinação no ano novo: Apenas aja – sem inventar desculpas

Ah, a nossa mente… Aqui neste guia de como evitar a procrastinação no ano novo nós já mencionamos que ela pode ser traiçoeira em diversos momentos. E ela realmente é.

Como mencionado no começo do texto, o nosso cérebro sempre preferirá se manter na zona de conforto e no piloto automático. Isso poupa energia física e mental. Porém, essa poupança não nos traz benefícios e, inclusive, pode trazer malefícios.

Outro “malefício” é o da nossa mente ficar inventando desculpas para procrastinar. Quando deixamos passar muito tempo para uma ação, o nosso cérebro começa a agir como um “diabinho” de desenho animado, dizendo porque não devemos fazer determinada coisa.

E sabe o que é pior? Ele normalmente consegue nos convencer! Por isso, quando perceber que as desculpas estão vindo à tona, pegue e faça o que tem que ser feito. Assim, simplesmente a sua mente vai ter que se adaptar à ideia de que você está executando a ação. E pronto.

6. Como evitar a procrastinação no ano novo: Esteja sempre visualizando as suas metas de ano novo

como evitar a procrastinação no ano novo
Mulher trabalhando ao ar livre. Foto: Freepik

Não adianta querer saber como evitar a procrastinação no ano novo se, de fato, você nem sabe exatamente quais são as suas metas.

Isso quer dizer que você deve estar atenta ao que escreveu e apontou como objetivo de ano novo. Para isso, crie um quadro, um mural, ou até mesmo faça uma lista na sua agenda de trabalho. Assim, dia após dia você poderá revisitar as suas metas e analisar o que está sendo concluído, o que tem sido deixado de lado e o que pode ser melhorado.

Além de que ter esse contato direto com os seus desejos de fim de ano pode ser uma forma de se sentir mais motivada para buscar os seus objetivos.

Veja também: Desafios do empreendedorismo feminino: Quais são e como superá-los?

7. Como evitar a procrastinação no ano novo: Esteja sempre atenta à autossabotagem

como evitar a procrastinação no ano novo
Mulher focada nos exercícios. Foto: Freepik

A autossabotagem costuma ser bem silenciosa, mas aparece mais vezes do que imaginamos. Por isso, esteja atenta a ela!

Por exemplo: Se você pensa em começar a correr na segunda-feira, por que lavaria o seu tênis no domingo anterior, ainda mais com um tempo chuvoso? Pois é…

Cuidado com essas pequenas armadilhas que criamos para impedir que as nossas ações sejam postas em prática. Muitas vezes podemos ser grandes inimigas de nós mesmas, e isso pode resultar na procrastinação.

Por isso, esteja sempre fazendo uma autoavaliação e mantenha o foco no que precisa ser feito. Só depende de você!

Crie metas reais para evitar a procrastinação no ano novo!

como evitar a procrastinação no ano novo
Mulher trabalhando com papelada. Foto: Freepik

Criar metas reais, dentro dos seus limites e que possam ser revisitadas ao longo do ano, é fundamental.

Você já fez as suas metas? Como estão os seus objetivos? Já tem bons prazos para começar e executar o que precisa ser feito? Reflita bastante sobre isso.

E lembre-se de que nunca é tarde para ir atrás de um sonho ou de um objetivo. Afinal, você merece essa dedicação para consigo mesma.

Feliz ano novo!

Veja agora: 5 Técnicas para manter o foco nas suas atividades.

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui