Qual a melhor mídia social para mulheres empreendedoras? Qual opção realmente atende às expectativas de uma mulher empreendedora, e promove bons resultados para os negócios e a carreira de maneira geral?
Se você também tem essas dúvidas, pode ficar tranquila! Pois neste texto você encontrará todas as informações que precisa para escolher a melhor plataforma para o seu negócio. Acompanhe o conteúdo até o fim e saiba mais.
Depois, dê uma olhada neste material: Como escolher minha carreira profissional?
Índice
Mídias sociais para mulheres empreendedoras – Entendendo a função de cada mídia
Escolher a melhor mídia social para mulheres empreendedoras não é uma tarefa simples. Sabe por quê? Porque é preciso conhecer a função de cada mídia. Afinal, apenas dessa maneira é que você saberá se uma mídia se encaixa nos objetivos do seu negócio, ou não.
Por isso, antes de qualquer coisa, convidamos você para conhecer mais sobre as principais mídias atuais. Acompanhe:
1- Qual a melhor mídia social para mulheres empreendedoras: Pinterest
O Pinterest nada mais é do que uma mídia social focada em compartilhar links e imagens da internet. Como assim? Vamos supor que você gostou de uma imagem aqui, na página do nosso blog. Você poderá repiná-la no seu Pinterest, apontando um link para o nosso post.
Dessa maneira, poderá organizar a imagem e o link dentro de uma pasta específica. E assim, pode criar várias pastas com ideias, vídeos, fotos e artigos que são do seu interesse. Mais tarde, pode revisitar cada pasta para ver o que salvou e assim manter-se próxima de conteúdos que você gostou.
Essa mídia é adequada para:
- Conseguir mais tráfego para o seu site/blog, por conta da possibilidade de compartilhar links direcionados ao site.
- Divulgar imagens, arte, desenho, artesanato, vídeos, música, maquiagem e muito mais, por meio de vídeos e fotos.
- Aumentar o seu público e interagir com ele.
- Vender serviços, pois você pode fazer banner destacando os seus serviços e, caso um usuário se interesse, poderá visitar o seu site.
- Entre muitas outras funcionalidades.
Podemos dizer que o Pinterest é um verdadeiro mural, onde você armazena conteúdos interessantes por meio do Pin, ou seja, “de um clipe virtual”.
Leia também: O que é plano de carreira? Crie um bom plano em 5 passos
2- Instagram/Página no Facebook
O Instagram e a Página no Facebook têm uma pegada um pouco mais visual. As pessoas gostam de ver imagens, dicas rápidas, vídeos divertidos, etc.
Esse ambiente costuma ser adequado para:
- Divulgar lojas de roupas;
- Oferecer produtos de maquiagem e cosméticos;
- Divulgar serviços no geral;
- Criar imagens que instiguem a compra dos seus produtos;
- Contar histórias que engajem;
- Entre outras possibilidades.
Vale ressaltar que embora as imagens sejam sim o ponto alto das duas redes, os conteúdos escritos ainda são bem-vindos e valem a pena, ok? Mas, desde que estejam acompanhados de imagens atrativas.
3- Qual a melhor mídia social para mulheres empreendedoras: LinkedIn
O LinkedIn é uma mídia social interessante para mulheres empreendedoras. Por lá, você pode falar de negócios, mercado de trabalho, serviços, etc.
Existem muitas formas de expor o seu trabalho no LinkedIn. Veja algumas ideias:
- Textos no feed ou artigos no seu perfil.
- Vídeos, que aumentam o engajamento.
- Compartilhamento de links.
- Interação com outros usuários.
- Entre outras possibilidades.
É mais adequado para serviços mais formais. Por exemplo, uma loja de roupas pode não ter muito engajamento na plataforma, mas uma profissional secretária remota pode ter mais engajamento.
Leia mais: 9 erros que podem atrapalhar a carreira de uma mulher
4- WhatsApp Business
O WhatsApp Business é fundamental para quem trabalha com atendimento. Por meio dele é possível disponibilizar uma série de informações importantes sobre o seu negócio, como por exemplo: horário de atendimento; imagens e cardápio; link de site; entre outras possibilidades.
Além disso, você pode programar mensagens automáticas, a fim de manter os seus clientes sempre bem atendidos.
Se você trabalha diretamente com atendimento, seja na hora de prestar serviços ou oferecer um produto, essa pode ser uma excelente opção.
5- Qual a melhor mídia social para mulheres empreendedoras: Twitter
O Twitter pode ser considerada uma mídia social “rápida”, podemos assim dizer. Isso porque você tem 140 caracteres disponíveis para publicar frases e ideias no seu perfil. Além disso, pode divulgar vídeos, imagens e links relevantes.
Esse tipo de plataforma tende a ser mais adequada para quem quer manter um contato mais próximo com o público, visto que é possível ser retwittado e você pode receber comentários e likes em cada postagem.
Porém, se você não tem tempo de alimentar uma rede social rápida como essa, pode ser que esta não seja a melhor estratégia. Além disso, o Twitter pode não ser tão interessante em alguns casos. Avalie sempre o seu público antes de selecionar a plataforma escolhida.
6- Site institucional
Dependendo do serviço ou produto oferecido, um site institucional pode ser necessário. Nele é possível colocar informações importantes sobre pacotes de preço, depoimentos de clientes, localização, informações sobre produtos ou serviços oferecidos, etc.
Além disso, um site institucional pode se posicionar nas buscas do Google. Assim, sempre que alguém procurar por algo no seu ramo de atuação, poderá chegar até você. Por exemplo, se você tem uma loja de produtos para pesca, se a pessoa pesquisar “produtos para pesca” e o seu site estiver otimizado, ele poderá aparecer para este potencial comprador.
Interessante, não acha?
Leia também: Aprender um Novo Idioma pode Alavancar sua Carreira
7- Qual a melhor mídia social para mulheres empreendedoras: YouTube
O YouTube é um lugar muito bacana para se criar conteúdos ricos e repleto de valor. Você poderá fazer vídeos, contar histórias, demonstrar o seu trabalho, fazer tutoriais, lives, enfim! Muita coisa bacana mesmo.
Dessa maneira você consegue construir mais valor para o seu público.
Esse tipo de mídia social é adequada para quem quer ser influencer ou quer demonstrar um produto específico. Também é uma fonte de conhecimento e aprendizagem, por isso, muitos professores (das mais diversas áreas) criam canais explicando conteúdos específicos.
8- Quora
O Quora é uma plataforma de perguntas e respostas muito interessante. Pois diferente de outras plataformas semelhantes, o Quora é um espaço no qual pessoas especialistas em determinados assuntos é que ficam responsáveis por responder questionamentos específicos.
Ou seja, é possível encontrar psicólogos respondendo sobre psicologia; profissionais da engenharia respondendo sobre o assunto; e assim por diante.
É um excelente lugar para quem quer aumentar o público engajado, e quer aumentar a autoridade nas redes sociais. Afinal, ao responder as dúvidas dos seus leitores você tem chance de se tornar uma referência no assunto, concorda?
9- Qual a melhor mídia social para mulheres empreendedoras: Tik Tok
Mais uma plataforma de conteúdos rápidos. Esta, especificamente, foca apenas em vídeos. Aqui você pode fazer dublagens, tutoriais rápidos, brincadeiras, vídeos do dia a dia, dicas rápidas, enfim. Tudo que possa ser consumido em poucos segundos.
É interessante para quem quer ser influencer ou deseja vender algum tipo de infoproduto/curso online. Afinal, é possível alimentar o público com conteúdos rápidos, porém, de muito valor.
Veja mais: 7 Dicas Para Ser Bem Sucedida na Carreira Profissional
10- Blog
Por fim, temos também o blog, que é considerado uma das melhores mídias sociais para mulheres empreendedoras. Isso porque é por meio de um blog que você pode:
- Contar histórias sobre o seu trabalho.
- Falar mais sobre você.
- Dar detalhes sobre serviços ou produtos específicos.
- Responder as dúvidas dos leitores.
- Estar presente nas buscas do Google.
- Aumentar o seu engajamento com os comentários.
- Se tornar uma referência ao construir conteúdos completos e de valor.
- Entre outras ações super bacanas.
Praticamente qualquer área de atuação cai bem com um blog. Vale a pena testar, não acha?
Qual a melhor mídia social para mulheres empreendedoras?
Mas afinal, qual a melhor mídia social para mulheres empreendedoras? O que realmente dá certo?
A verdade é que não existe uma única resposta para essa pergunta. Pois cada caso e cada ramo de atuação pode ter respostas diferentes.
Além disso, uma mulher empreendedora pode estar presente em mais de uma mídia social ao mesmo tempo. Desde que isso agregue valor para o seu público.
Por isso, se você quer realmente saber qual a melhor mídia social para mulheres empreendedoras, mais especificamente para o seu caso, considere as nossas dicas abaixo:
- Saiba qual é o seu público-alvo: Onde está o seu público-alvo? Ele é mais jovem e está presente nas plataformas em alta, como TikTok? Ou ele é mais velho e está em plataformas mais “sérias e formais”, como o LinkedIn? Avalie este ponto com muito cuidado e elenque as redes que mais combinam com o seu público.
- Entenda como você pode divulgar o seu negócio: Saiba escolher, dentre as redes em que o seu público está, aquela mais adequada para divulgar o seu negócio. Por exemplo, como mencionamos no decorrer do texto, o LinkedIn pode não ser o melhor lugar para uma loja de roupas. Porém, seu público pode até estar lá, mas ele também pode estar no Instagram, que é uma mídia mais adequada para moda. Portanto, analise cada caso e estude as melhores maneiras de divulgar o seu empreendimento.
- Foque em valor, não em quantidade: Cuidado com os excessos, ok? Nada de criar mil e uma redes sociais para tentar abarcar o maior número de pessoas, se no fim você não conseguir dar conta de tudo. Afinal, não adianta “encher linguiça” nas mídias sociais. É preciso entregar valor para o público, para assim ser valorizada também.
Agora que você já sabe refletir melhor sobre qual a melhor mídia social para mulheres empreendedoras, é hora de fazer o seu plano editorial. Escolha a rede que mais combina com o seu negócio e mãos à obra!
Veja agora: